(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
24/07/2019

Formoso do Araguaia é considerado referência nacional na pesca esportiva

Por: Seleucia Fontes/Com edição de Tocantins Rural

Município fica localizado a 325 km de Palmas e atrai pescadores de todo o país

Reconhecido como o maior município em extensão territorial do estado do Tocantins, detentor de um dos maiores projetos de arroz irrigado em área contínua do mundo, totalizando 27.787 hectares de várzea, Formoso do Araguaia também é uma referência para pescadores de todo o Brasil.

Verdadeiro santuário da pesca esportiva, Formoso fica a 325 km de Palmas, sendo porta de entrada para o Parque Nacional do Araguaia, na Ilha do Bananal. É, também, a principal rota para aqueles que tiraram suas férias no mês de julho para se dedicarem a esta prática. Pescadores profissionais e amadores de várias regiões do país buscam a abundância de espécies como o tucunaré (azul, amarelo e pitanga), aruanã, pirarucu, jacundá, apaiari, saicanga, pirarara, barbado, fidalgo e surubim.

Seus principais pontos de pesca são os lagos Calumbi l e Calumbi II, Taboca, Piranhas do Silvérlo, a Lagoa Formosa e os rios Formoso e Javaé. Mas, como todo bom pescador já sabe, para garantir uma boa pesca é preciso se afastar do centro urbano. No caso de Formoso, isto significa circular 30 a 70 km.

Apesar de receber pescadores o ano todo, é neste período que alguns operadores de turismo especializados montam estrutura receptiva para atender a este público. Seguindo as normas ambientais, o prazer é pescar os maiores peixes e soltá-los logo depois, para garantir a preservação desta rica região.

Muito além da pesca

Mas Formoso do Araguaia não oferece lazer somente aos pescadores. Entre seus atrativos encontra-se a Lagoa do Morro Azul. Distante 15 km da cidade é um manancial de águas termais surgidas da fenda de um bloco de rocha calcária, em grande abundância, que formam uma bela e cristalina piscina natural.

Nas proximidades encontra-se uma formação rochosa conhecida como a Casa de Pedra e o Morro Azul, de onde é extraído calcário usado na agricultura para a correção do solo, cal, brita e granitina.

 

Foto: Thiago Sá

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.