(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
08/12/2020

França confirma gripe aviária em criação de patos

da redação

A disseminação do vírus na Europa levou a França a elevar seu alerta de segurança contra a gripe aviária para "alto" no início de novembro

Nesta terça-feira (08), o Ministério da Agricultura da França disse que a gripe aviária H5N8 foi encontrada em uma criação de patos no sudoeste do país, confirmando o primeiro surto do vírus em uma fazenda neste ano.

O surto foi relatado pela primeira vez na segunda-feira, mas na ocasião ainda não estava claro a cepa do vírus envolvida nos casos.

Uma zona de segurança foi demarcada ao redor da fazenda em 7 de dezembro, implicando em monitoramento extra, proibição de movimentação de aves e medidas sanitárias adicionais, disse o ministério, acrescentando que todos os patos da unidade foram sacrificados.

A França já detectou o vírus H5N8 em aves vendidas em três lojas. Investigações descobriram que as aves selvagens foram vendidas pela mesma pessoa no norte da França, disse o Ministério da Agricultura na semana passada.

Além disso, três cisnes e um ganso selvagem encontrados mortos na semana passada também foram confirmados como portadores do vírus H5N8, disse o ministério.

A disseminação do vírus na Europa levou a França a elevar seu alerta de segurança contra a gripe aviária para "alto" no início de novembro, o que exige manter as aves em locais fechados ou a instalação de redes de proteção para evitar o contato delas com aves selvagens que espalham a doença.

O ministério enfatizou que a gripe aviária não pode ser transmitida através da ingestão de produtos avícolas. O vírus H5N8 nunca foi detectado em humanos.

Fonte: G1

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.