(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
04/12/2019

Frutas natalinas: saiba quais são os padrões visuais de qualidade do MAPA

Por Wanessa Sobreira/ Tocantins Rural

O mês de dezembro costuma movimentar ainda mais as feiras e supermercados por conta da procura pelos itens da ceia de natal. Ao Tocantins Rural, a dona-de-casa, Rosimeire Silva, disse que pretende reunir toda a família e por conta disso já começou as pesquisas de preços. “Para a ceia vamos precisar de frutas, verduras e carnes e já estou de olho nos preços”, confirma.

Mas não é somente os preços que os consumidores devem ficar atentos, mas sim quanto a qualidade frutas, legumes e verduras.

É que já está valendo a normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que estabelece os padrões visuais de qualidade para 17 produtos hortícolas.

Os padrões já valem para as frutas natalinas importadas para as festas de final de ano. Com isso, elas não podem estar amassadas, podres, não desenvolvidos ou apresentar outros problemas.

Os primeiros hortícolas com padrão visual definido são: abacate, alface, banana, batata, caqui, laranja, mamão, manga, melão, melancia, maçã, uva, morango, nectarina, pêssego, tangerina e tomate.

Segundo o Mapa, os padrões estabelecem os requisitos para que uma fruta, legume ou verdura seja considerada própria para o consumo. O objetivo é auxiliar o consumidor a identificar esses produtos, assim como os fiscais.

Os padrões cumprem a Instrução Normativa MAPA nº 69/2018 e estabelecem que os produtos devem estar: inteiros, limpos, firmes, sem pragas visíveis a olho nu, fisiologicamente desenvolvidos ou com maturidade comercial. Não podem: ter odores estranhos, estar excessivamente maduros ou passados, apresentar danos profundos, ter podridões, estar desidratados, murchos ou congelados.

Confira aqui os padrões do MAPA

 

FOTOS: Divulgação 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.