Governo do Tocantins solicita auxílio ao Governo Federal para combater queimadas
Estado se encontra em posição de destaque no cenário nacional com relação ao número de focos já registrados em 2020
Nesta segunda-feira (10), em ofício encaminhado ao presidente da República, o governador do Estado do Tocantins, solicitou a disponibilidade das Forças Armadas para o combate, prevenção e fiscalização às queimadas, aos focos e aos incêndios florestais dentro do território tocantinense.
No documento, o governador afirma que o Estado padece com vulnerabilidades da vegetação devido às combinações climáticas do período do ano, considerando as altas temperaturas neste período de estiagem, principalmente entre os meses de julho e setembro.
O ofício cita dados coletados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF), e em conformidade com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em que foram registrados 9.019 focos de incêndio no período de julho a setembro de 2019.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido às condições climáticas atuais, o Tocantins já ocupa posição de destaque no Índice de Inflamabilidade de Nesterov (grau de perigo), utilizado para indicar a possibilidade de incêndios.
Fonte: Portal Tocantins