(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
18/12/2019

Grão de ouro: raio X da soja no Tocantins e as expectativas para safra 2019/2020

Por Wanessa Sobreira/ Tocantins Rural

Tocantins Rural conversou com representantes da Aprosoja Tocantins e com Uniggel sementes

A soja é um grão de ouro nas mãos dos produtores tocantinenses. Ela é o carro chefe dos grãos cultivados no Tocantins. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a soja continua sendo o principal grão cultivado no Tocantins, na safra 2018/2019 produziu 2,9 milhões de toneladas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a expectativa para produção de grãos na safra 2019/2020 é atingir 4,9 milhões de toneladas, ultrapassando a safra anterior que produziu 4,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,5%. 

A janela de plantio no Tocantins para a safra 2019/2020 começou no dia 1º de outubro e segue até o dia 15 de janeiro de 2020. O ciclo da soja é dividido em dois estádios: o vegetativo e o reprodutivo. O primeiro vai desde o crescimento do primeiro broto de soja até o início do florescimento das plantas, quando começamos a contar o segundo estádio.

Mas a irregularidade das chuvas impediu a germinação da soja em algumas regiões do Tocantins, com isso é necessário o replantio da cultura. E com a falta de chuva as plantas não se desenvolveram.

Ao Tocantins Rural, o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, adianta que o percentual de replantio foi um torno de 5%.   

 Ouça:

Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Tocantins (foto: Ademir dos Anjos)
Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Tocantins (foto: Ademir dos Anjos)

A Aprosoja Tocantins estima crescimento de 5% a 8% na área cultivada. A produtividade média na safra 2018/19 ficou em 48 sacas por hectare. “O tamanho da safra depende das condições climáticas. Os números atuais são apenas projeções. Se o clima favorecer teremos uma safra boa”, explica ao Tocantins Rural, o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon.

830.000 sacas de sementes

Com exclusividade, o Tocantins Rural conversou Betania Garcia, Diretora administrativa do Grupo Uniggel. A empresa é responsável por abastecer produtores com sementes de soja de vários estados brasileiros.

A Uniggel sementes conta com unidades no Tocantins e no Goiás, e produz 1.600.000 mil sacas. Volume que atende 9 estados brasileiros: TO, BA, MA, PA, MT, GO, MS, PI, MG e SP, somando mais de um milhão de hectares plantados.

Neste ano, somente no Tocantins foram comercializadas em torno 830.000 sacas de sementes de soja certificadas. “Posso dizer que teve produtor que ficou sem, pois logo no início do plantio desse ano tivemos um veranico que obrigou alguns a terem que replantar. Produzir semente qualquer um pode produzir, no entanto produzir sementes certificadas, com qualidade com alto vigor e germinação, além de muito trabalho, é preciso tecnologia, investimento de ponta e parcerias de peso. Hoje temos um dos maiores portfólio de semente de soja para atender a necessidade de cada produtor”, destaca.

Betânia Garcia, gerente administrativa da Uniggel no Tocantins (Foto: Divulgação/Internet)
Betânia Garcia, gerente administrativa da Uniggel no Tocantins (Foto: Divulgação/Internet)

Por outro lado, Betania Garcia diz que ”considerando que a balança comercial do agronegócio fecha com superávit em 2019, somos bastante otimistas quanto ao ganho que os produtores alcançaram em 2019. O valor da comoditie se manteve em números rasoáveis e competitivos. No entanto quando chegamos ao bolso do produtor talvez exista algumas incoerências e nem todos conseguem fechar as contas. No entanto, isso se deve a outros fatores e influências. Acredito que o produtor tem aprendido ao longo dos anos a compor seus custos, equilibrando-os com vendas bem elaboradas e no momento certo. Afinal não é suficiente plantar de forma exímia, alcançar produtividades recordes e na hora da venda não compreender o melhor momento para fechar seu negócio. Isso é de suma importância. É preciso ser hábil na comercialização”, explica ao Tocantins Rural.

Para 2020 as perspectivas animadoras. “Temos vários fatores que colaboram para esta expectativa, reformas sendo anunciadas, o Brasil se posicionando de forma muito positiva no cenário mundial. Somos a bola da vez. Estamos sendo vistos com bons olhos pelas grandes potências, pelos países mais populosos e que precisam de alimento, precisam alimentar seu povo. Estamos preparados e a cada dia amadurecendo mais em relação a ser competitivo”, finaliza.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.