(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
06/02/2020

Grãos: previsões agrometeorológicas auxiliam no planejamento do cultivo

da redação

Produtor pode utilizar das informações para se organizar e obter melhores resultados

Apresentadas durante o 5º Encontro para apresentação das tendências agroclimatológicas, previsões repassadas se mostraram decisivas para os agricultores nas tomadas de decisões para início de cultivo da safra 2019/2020, principalmente para as culturas de soja, milho e arroz, é o que afirma o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri

“Com base nas orientações agrometeorológicas, fizemos a seleção de cultivares para o plantio da safra 2019/2020. Mediante as informações apresentadas durante o seminário, foi possível planejar melhor a safra, como consequência, o início de colheita está ocorrendo de forma satisfatória”, ressalta Ricardo.

De acordo com a gerente de Agrometeorologia da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Denise Coelho, as chuvas irregulares que ocorreram nos meses de outubro a dezembro foram previstas no evento de apresentação. “Os produtores que seguiram as orientações repassadas pelos especialistas conseguiram driblar as condições climáticas desfavoráveis e, consequentemente, esperam boas colheitas”, destaca a gerente.

Abertura safra

Foi aberta, oficialmente, no dia 31 de janeiro a colheita de grãos no Estado do Tocantins, com a expectativa de boa produtividade. Segundo o 4° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa é colher uma safra recorde superior a 5 milhões de toneladas de grãos.

Milho – Segunda safra

Segundo informações da Gerência de Agrometereologia da Seagro, a perspectiva de produção para o milho da segunda safra no Tocantins é boa para os produtores que conseguirem plantar o milho safrinha até o final deste mês, seguindo as orientações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), elaborado pela Embrapa, para a maioria das regiões produtoras do Estado.

Imagem: Madson Maranhão e Wilson Rodrigues/Governo do Tocantins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.