Herbicida Nicosulfuron é lançado para uso no pré-plantio da soja
Estudos realizados em três institutos de pesquisas agronômicas atestaram a eficiência do produto para este fim e permitiram que a empresa protocolasse o pedido de registro junto aos órgãos reguladores
A Cropchem acaba de obter um registro inédito para a utilização do Nicosulfuron no pré-plantio da soja. O herbicida é utilizado há muitos anos no Brasil e no mundo, mas seu uso até então era apenas permitido no controle de plantas daninhas na pós-emergência do milho.
Estudos realizados em três institutos de pesquisas agronômicas atestaram a eficiência do produto para este fim e permitiram que a empresa protocolasse o pedido de registro junto aos órgãos reguladores, obtido neste segundo semestre. Nos testes para a soja, o ingrediente ativo apresentou bom controle de gramíneas como azevém (Lolium multiflorum), capim-amargoso (Digitaria insularis) e capim-rabo-de-burro (Andropogon bicornis).
Com o aumento da resistência ao glifosato, o dessecante mais utilizado no mundo, muitos produtores têm buscado outras opções para o manejo de gramíneas na pré-semeadura da soja. Uma opção bastante difundida é a mistura do próprio glifosato com inibidores de ACCase como o cletodim e o haloxifop, ou ainda uma combinação em aplicação sequencial dessa mistura com o paraquate, produto cuja circulação acaba de ser suspensa, por determinação da Anvisa.
Fonte: Agrolink