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09/08/2019

Horta comunitária e sistema de piscicultura são instalados em escola pública no Assentamento São João

Da Redação

As práticas pedagógicas realizadas na horta podem servir de exemplo e estímulo para serem replicados nas propriedades

A Escola Escola de Tempo Integral Marcos Freire, localizada na região do Projeto de Assentamento São João, em Palmas, agora conta com horta escolar e do sistema e piscicultura. Os equipamentos já foram apresentados aos alunos, corpo docente, servidores da escola e convidados que puderam conhecer as vantagens que os sistemas proporcionam ao ambiente escolar. 


A engenheira ambiental e coordenadora do projeto Horta na Escola, Mariana Borges, explicou que a iniciativa aproveita espaços ociosos nas escolas para implementação de hortas e produção de alimentos voltados à merenda escolar e para servirem de salas de aula ao ar livre. “São verdadeiros laboratórios vivos propícios à experimentação e ao aprendizado”, disse. 


O Projeto Horta na Escola é resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), que provê a assistência técnica e as aulas práticas. Na escola Marcos Freire, a horta foi implantada em consórcio com um tanque de piscicultura. Desta forma, a água utilizada pelos peixes é reaproveitada nos canteiros, onde chega já carregada de matéria orgânica que reduz a demanda por fertilizantes. 


A engenheira de aquicultura, Maíra Dorneles, explica que os 300 alevinos de tambatinga soltos no tanque consomem tipos diversos de ração durante seu desenvolvimento, e que os aeradores provêm oxigênio para que se possa colocar uma quantidade maior de peixes. Com o natural interesse que as vivências práticas despertam na criança, os alunos aprendem a importância do silêncio durante a aula fora de sala. “Os peixes podem ficar estressados e parar de se alimentarem”, explica Maíra. 


O diretor da escola, Fernando Osório, salientou a importância de se manter a horta e o tanque em atividade em uma escola localizada na zona rural do Município, pois as práticas pedagógicas podem servir de exemplo e estímulo para serem replicados nas propriedades, e ressaltou a importância do trabalho de sua equipe. “Só temos esta realidade hoje na escola Marcos Freire graças à dedicação de cada um da nossa equipe, que doa o seu melhor em prol de uma educação de qualidade”, disse.


As atividades foram acompanhadas por alunos dos cursos de agronomia e agronegócio, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

 

Fotos: Mariana Borges

Fonte: Semed

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