(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
28/11/2019

Iniciativa possibilita plantio de 40 mil árvores em distintas regiões do Tocantins

Lúcia Brito/Com edição de Tocantins Rural

O plantio receberá apoio da Organização não Governamental (ONG) 8 Bilions Trees

Uma parceria vai possibilitar o plantio de 40 mil árvores em distintas regiões do Tocantins, incluindo nos Parques Estaduais Cantão e Lajeado, área quilombola Barra da Aroeira e na região do córrego Taquaruçu Grande, localizada no município de Palmas e inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Lajeado.

O recurso disponível no valor de R$ 240 mil possibilitará a contratação de mão-de-obra local para ações de coleta de sementes, produção de mudas, plantio, manutenção e monitoramento dos plantios por um ano, além de custos logísticos com manutenção de veículos e instalação de equipamentos.

Segundo o engenheiro florestal do Ruraltins, Dr. Ricardo Haidar, com foco na restauração ecológica e econômica de áreas degradadas, por meio do uso racional da flora e da cobertura de vegetação nativa, vem sendo desenvolvido o projeto Restaura – TO, e esse convênio chega para dar continuidade as ações.

“Esse recurso veio em boa hora para possibilitar a continuidade das ações do projeto, além de expandir o raio de ação do Restaura-To para a região centro-oeste, nos municípios de Caseara e Marianópolis. Com esse recurso poderemos desenvolver diferentes sistemas de restauração em regiões com clima e solos distintos e dessa forma conhecer as técnicas mais adequadas para especificidades ambientais locais, incluindo áreas inundáveis e secas em ambientes de cerrados e florestas. De posse dessas informações experimentais, o Tocantins estará avançado em relação as ações previstas no Programa de Regularização Ambiental (PRA) que surgiram após a validação do Cadastro Ambiental Rural”, avalia

Segundo ainda Ricardo Haidar, que coordena o projeto Restaura-TO, o recurso vai possibilitar reestruturar o Banco de Germoplasma,  que é a coleta, armazenamento e beneficiamento de sementes.

“Vamos equipar nosso Banco de Germoplasma, instalado na sede central do Ruraltins, para melhorar a qualidade das sementes, além de adquirir  e locar equipamentos que possibilitem a mecanização e melhor rendimento das ações de plantio e manutenção das áreas em processo de restauração”, ponderou.

Coleta de sementes

Durante o período de seca foram realizadas atividades de coleta e beneficiamento de sementes de espécies arbóreas e arbustivas nativas da região Central do Tocantins,  coordenadas por Ricardo Haidar, com equipes do corpo técnico do Ruraltins, de servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Naturatins, Ministério Pùblico Estadual (MPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), alunos da  Universidade do Tocantins (Unitins) e  Universidade Federal do Tocantins (UFT).

As sementes das 25 espécies coletadas durante a estação de seca estão depositadas no Banco de Germoplasma e sendo utilizadas para ações de semeadura direta, produção de mudas, confecção de artesanato e parcerias de cooperação técnica em ações de restauração e recuperação de áreas degradadas (passivos ambientais) do estado.

Espécies

Ao todo foram coletadas mais de duzentas mil sementes de espécies madeireiras, medicinais, frutíferas e ornamentais, tais como: Angico, Aroeira, Barbatimão, Cajuzinho-do-cerrado, Caraíba, Caroba, Colher de vaqueiro, Copaiba, Falso-angelim, Favela, Folha-seca, Fava-de-bolota, Gonçalo-alves, Guapeva, Imbiruçu, Jacaré, Jatobá, Mutamba, Pacari, Puça-preto, Sucupira-branca, Sucupira-preta, Tamboril-da-mata, Tingui e Vinhático.

Parceiros

A iniciativa é uma parceria firmada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com a Organização não Governamental (ONG) 8 Bilions Trees, com sede no Texas, Estados Unidos da América (EUA).

 

Foto: Divulgação/Ruraltins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.