(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
16/09/2019

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e Eficiência Reprodutiva em Bovinos serão discutidas em Palmas

Por Kézia Noá /Com edições de Tocantins Rural
 
Eficiência do método: Na estação de monta de 2017 e 2018, A fazenda Encontro da Natureza, localizada no Tocantins, obteve uma taxa de concepção superior a 59% com mais de 3 mil fêmeas bovinas, com uma única inseminação
 
Técnicas inovadoras no manejo reprodutivo de bovinos têm atraído a atenção de pecuaristas a fim de aumentar a produtividade em suas propriedades. Os programas de melhoramento genético se destacam principalmente por garantir a qualidade no desenvolvimento do rebanho. Uma dessas tecnologias, a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), será abordada durante o 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO) que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas.
 
A IATF é um programa reprodutivo que possibilita a inseminação bovina em uma grande quantidade de vacas em um curto espaço de tempo, reduzindo o intervalo entre partos e acelerando o melhoramento genético dos animais. Critérios como a estrutura da propriedade, mão de obra, escolha dos animais, a nutrição e o sêmen de boa qualidade são fatores determinantes para o sucesso e geração de lucro na reprodução bovina.
 
O médico veterinário da Clivar Reprodução, Lucas Peres, explica a importância desse método para o segmento. “O mercado de qualidade de carne no Tocantins está se tornando extremamente exigente. Hoje os programas de bonificações só pagam mediante alguns quesitos, como idade ao abate, acabamento e raça bovina. Somente com uso dos programas de IATF e melhoramento genético é possível produzir esse tipo de carcaça, que o mercado gourmet está procurando”, argumenta.
 
No Tocantins
No Tocantins, segundo dados de campo realizado pelo Clivar Reprodução Bovina, A fazenda Encontro da Natureza, localizada em Silvanópolis, na estação de monta de 2017 e 2018 alcançou uma taxa superior a 59% na primeira IATF, com mais de 3 mil fêmeas bovinas, com uma única inseminação. De acordo com o professor Pietro Baruselli (USP-São Paulo), a cada R$ 1 investido nessa tecnologia gera R$ 4,50 de retorno para a cadeia de produção de carne e de leite no Brasil.
 
SRB/TO
O SRB/TO acontece a cada dois anos. Em 2019, traz o tema “Desdobramentos para sanidade e reprodução com maior produtividade”. O evento é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e recebe o apoio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).
 
A expectativa é que neste ano 400 participantes compareçam no evento. Em sua 4ª edição, em 2017, o Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO) contou com a participação de 350 pessoas entre técnicos, produtores, pesquisadores e estudantes.
 
Confira a programação e faça sua inscrição! As vendas para o segundo lote já estão disponíveis.
 
 
Fonte: Ascom SRB/TO

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.