(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
16/07/2019

Intercâmbio entre produtores e técnicos sobre manejo reprodutivo em bovinos de corte e leite acontece em Paranã

Por: Amanda Oliveira / Com edição de Tocantins RUral

Acontece entre os dias 17 a 19 de julho, o intercâmbio entre produtores e técnicos da região de Natividade e Paranã do Tocantins. O objetivo do evento é promover a profissionalização dos pequenos produtores e possibilitar a geração de emprego e renda. O intercâmbio é voltado para a pecuária de corte/mista, realizado por meio do convênio de Assistência Técnica e Extensão Rural para médio produtor (Ater Médio) e acontece na Fazenda Gameleira, município de Paranã, a 354 km de Palmas.

Segundo a técnica em agropecuária, Simone Carvalho da Silva, no encontro serão apresentados aos participantes conteúdos sobre a utilização de biotecnologias reprodutivas, como a Inseminação Artificial e a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), na pecuária de corte e leite, além de outros pontos que serão abordados durante a capacitação que faz parte da programação. “A proposta do curso é orientar os produtores quanto às técnicas para obtenção de melhores índices reprodutivos, os quais tendem a refletir significativamente na produtividade do leite, bem como da carne, utilizando tecnologias e práticas adequadas, executando de forma correta para melhorar a qualidade do rebanho existente na propriedade, e assim estarão aptos ao mercado competitivo. Desse modo, os produtores obterão melhores resultados em sua produção, e consequentemente melhor retorno econômico”, explica a técnica em agropecuária.

A técnica ressalta ainda que a geração de emprego e renda se dará por meio da prestação de serviços. "Os médios e grandes produtores contratam profissionais de outras localidades para realizar essas atividades, com a capacitação de profissionais, amplia a geração de oportunidades de emprego e renda para os produtores da região”, destacou.

Público alvo

O intercâmbio com conteúdo programático de 40 horas é voltado aos produtores rurais, técnicos, parceiros da Secretaria Municipal de Agricultura de Paranã, Prefeitura de Paranã, empresas da iniciativa privada que atuam na localidade e propriedades rurais.

O curso de Inseminação Artificial, que ocorrerá durante o intercâmbio, será ministrado por profissionais capacitados que irão utilizar metodologias participativas com apresentação de conteúdos teóricos e práticos, em propriedade que recebe atendimento por meio do convênio ATER para médio, no município de Paranã. Na oportunidade serão disponibilizados todos os equipamentos e utensílios necessários para realização da atividade.

 

Foto: Juliano Ribeiro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.