(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
03/11/2020

Investco conclui instalação de sistema de sirenes na UHE Lajeado

da redação
Imagem: Assessoria
Imagem: Assessoria

Com investimento de R$ 2,5 milhões, 10 torres de alerta sonoro foram implantadas

Acaba de ser concluída a implantação do Sistema de Sirenes da UHE Lajeado, que teve início no mês de agosto. A infraestrutura, que recebeu investimento de R$ 2,5 milhões, conta com 10 sirenes sustentadas por torres metálicas, distribuídas abaixo da UHE Lajeado, no sentido da correnteza do rio, por uma extensão de 10 quilômetros.
 
O sistema de alerta foi implementado pela Investco, empresa responsável pela gestão da Usina, com o acompanhamento da Defesa Civil do Estado do Tocantins e das prefeituras dos municípios na área de abrangência do empreendimento, para dar mais tranquilidade e segurança à comunidade local, evitando a propagação de fake news sobre supostos rompimentos da barragem. A partir de agora, serão identificados e marcados pontos de encontro e rotas de fuga, e posteriormente, as Defesas Civis do estado e dos municípios, vão programar simulados de evacuação, com base nos planos de contingências municipais.
 
"A UHE Lajeado foi apontada pela Aneel em 2019 e 2020 como uma das duas melhores hidrelétricas do Brasil, com nota 100 em Segurança e Meio Ambiente. Por isso mesmo, a Usina se antecipa mais uma vez e, em sua busca incansável por excelência, adere às melhores práticas do mercado para dar ainda mais tranquilidade à população”, afirma Luiz Otávio Henriques, presidente da Investco.
 
Como funciona

As sirenes instaladas estão preparadas para produzir um alerta sonoro com intensidade de 70 decibéis, sendo capazes de operar nas condições ambientais mais adversas. Os equipamentos podem ser acionados no local ou remotamente, por meio da sala de comando da Usina ou do Centro de Operações da Geração de sua controladora, no estado de São Paulo. O sistema de comunicação funciona por sinal de rádio, com redundância por sinal de satélite, além de estar integrado com a Defesa Civil, com envio de informações em tempo real, garantindo a confiabilidade requerida para um sistema de emergência.
 
Sobre a UHE Lajeado

Com capacidade instalada de 902,5 MW, a UHE Lajeado, construída no Rio Tocantins, opera a fio d’água. Foi considerada a melhor hidrelétrica do Brasil em ranking da Aneel em 2019, e a segunda melhor em 2020, recebendo nota máxima nas categorias de Segurança e Meio Ambiente por dois anos consecutivos. A Usina é certificada ainda nas normas ISO 55001, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que atestam sua excelência na gestão dos ativos; na qualidade dos serviços prestados; na gestão ambiental, na gestão da saúde e segurança do trabalho.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.