(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
02/02/2021

Mais de 90 mil clientes do Tocantins podem fazer a autoleitura do consumo de energia

Da redação
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

 

Clientes da Energisa, localizados na zona rural, têm a opção de realizar a própria leitura do consumo mensal de energia

Autoleitura é quando o próprio cliente realiza a leitura de energia e informa à concessionária para o faturamento da conta. Essa opção é ofertada somente para os clientes localizados na zona rural. Em razão das distâncias e características geográficas do Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que as concessionárias de energia coletem as leituras rurais a cada três meses.
 
Nos meses intermediários, o próprio cliente pode fazer a coleta da leitura para evitar o faturamento por média. “Caso o cliente não faça à autoleitura, o faturamento será pela média dos últimos 12 meses, conforme prevê a resolução normativa 414/2010. A alternativa de autoleitura é muito importante para o cliente rural, pois garante o controle do consumo”, afirma a coordenadora de Leitura da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz.  
 
Por isso, a Energisa tem facilitado e incentivado cada vez mais que os clientes façam adesão à autoleitura. Anualmente, a empresa distribui o calendário rural que contém todas as orientações necessárias, incluindo as datas em que essas coletam devem ser feitas e informadas a distribuidora.
 
Paulo Alves da Costa mora na zona rural de Dianópolis e conta como é fácil realizar a autoleitura. “Para a gente que mora um pouco longe da cidade a autoleitura é uma mão na roda, você só precisa anotar os números que aparecem no medidor e mandar para o pessoal da Energisa, eu sempre envio pela Gisa, no WhatsApp”.    

Para realizar a autoleitura é muito simples: o cliente deve anotar o número que aparece no visor do medidor de energia e informar essa medição à Energisa. Isso pode ser feito pelo aplicativo Energisa ON, pelo WhatsApp da Gisa (63) 9222-6664, pelo site da Energisa (energisa.com.br) e ainda pelo 0800 721 3330. Os dados de consumo devem ser informados com até três dias antes da data da próxima leitura, que também está indicada na conta de energia, ou seguir as datas informadas pelo calendário rural.

 

Com informações Ascom Energisa 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.