Material orienta sobre manejo de tilápias em tanques-rede no Tocantins
Publicação trata desde a aquisição dos alevinos até a comercialização do pescado
Publicação sobre manejo de tilápia em tanques-rede no Tocantins orienta produtores que querem seguir com a cultura. Com enorme potencial para a aquicultura, devido a condições como oferta de água e temperatura adequada para o cultivo de peixes, o Tocantins teve liberada a criação da espécie nesse sistema de produção em dezembro de 2018.
Conforme a publicação, o objetivo é “orientar os piscicultores do estado com relação às Boas Práticas de Manejo para a produção da espécie em tanques-rede em caráter ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. As informações presentes no documento foram obtidas nas experiências de campo da Embrapa Pesca e Aquicultura, juntamente com parceiros, no intuito de auxiliar no desenvolvimento da atividade”.
Dividida em diferentes temáticas, o material trata desde a aquisição dos alevinos até a comercialização do pescado. São indicados ainda equipamentos e estruturas para a produção de tilápias em tanque-rede.
A alimentação é o principal item quando se fala em custos de produção na piscicultura. A publicação traz uma tabela com diferentes tipos de ração, a semana mais adequada para utilizar cada uma, a quantidade de tratos que devem ser feitos diariamente, entre outras informações.
Confira o material: Produção de tilápias em tanques-rede