(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
23/05/2019

Material para execução de projetos de pesquisa da cadeia produtiva do mel serão entregues em evento da Apicultura e Meliponicultura no Tocantins

Da Redação

Cinco projetos de pesquisa foram selecionados para concessão de materiais e equipamentos de insumos para projetos de pesquisa com apicultura e meliponicultura no Estado do Tocantins. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagro), em parceira  com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT). O resultado preliminar pode ser consultado no endereço eletrônico: http://www.fapt.to.gov.br/index.php/linhas-de-fomento/divulgacao-cientifica/item/142-resultado-preliminar-do-edital-n-01-2018-fapt-seagro.

O material será entregue aos selecionados na ocasião do 8° Seminário Estadual de Apicultura e II Seminário de Estadual de Meliponicultura, previsto para acontecer este ano, em Palmas.

Após receber o material, os pesquisadores terão prazo de 36 meses para executarem o plano de trabalho que deve conter informações sobre a flora apícola, condições climáticas e a produção do mel no segmento da apicultura e meliponicultura no Tocantins.

Segundo a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, essa pesquisa será uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da apicultura e meliponiculutra no Tocantins. “Esses materiais e equipamentos servirão para implantar apiários e meliponários didáticos, com objetivo de fomentar a pesquisa, ensino e a extensão rural e, posteriormente elaborarmos projetos de políticas públicas para incentivar a cadeia produtiva no mel no Tocantins”, explicou.

O material é composto por caixas apícolas, equipamentos de proteção individual, suporte para caixas e fumegadores. 

Recurso

No edital de concessão oito projetos concorreram, sendo que cinco selecionados alcançaram a média de classificação. O prazo para recurso encerra no próximo dia 28. 

Apicultor

A publicação preliminar dos projetos contemplados saiu na semana que se comemora o Dia do Apicultor, 22 de maio. Atualmente, o Tocantins conta com uma federação, 53 associações e duas cooperativas, com 1.500 apicultores. A produção de mel no estado gira em torno de 90 toneladas por ano.

 

Fonte: Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.