(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
23/09/2020

Monitoramento da colheita do capim-dourado no Jalapão segue até o dia 30 de outubro

Por Lidiane Moreira/com edição do Tocantins Rural

O monitoramento também é fundamental para controlar possíveis incêndios que possam eventualmente prejudicar a colheita na região

Nesta semana, equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) continuam o monitoramento da colheita do capim-dourado no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão a fim de garantir a colheita consciente e coibir o tráfico do capim. O monitoramento também é fundamental para controlar possíveis incêndios que possam eventualmente prejudicar a colheita na região.

Atualmente, cerca de 850 extrativistas de oito associações estão autorizados pelo órgão ambiental para trabalharem nos campos de coleta. O biólogo Thomás Tanaka, técnico do PEJ, explica como funciona o processo para que coletores e coletoras realizem o trabalho neste período de colheita que iniciou no domingo (20) e segue até o dia 30 de outubro.

Dona Sidnei Pereira Matos, do Quilombo Carrapato, conta que junto com sua família estão acampados e iniciaram no fim de semana a colheita do capim.

O supervisor do PEJ, Reinaldo Tavares de Sousa, destaca que o planejamento adequado realizado pelo Naturatins para o controle do fogo, garantiu, neste ano, mais tranquilidade as comunidades que vivem e tiram o sustento do Parque.

Lei garante uso sustentável

A lei nº 3.594, sancionada pelo Governo do Tocantins no final do ano passado, estabelece a Política Estadual de Uso Sustentável com o objetivo de garantir a manutenção do equilíbrio ecológico nos ambientes de ocorrência do capim-dourado e da palha do buriti. A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, destaca que a nova legislação define as competências e responsabilidades de cada agente envolvido no processo de extração, desde os extrativistas envolvidos na cadeia produtiva do artesanato, ao poder público.

Fonte: Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.