(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
01/09/2020

Monitoramento e combate a incêndios em unidades de conservação é intensificado

Por Wanja Nóbrega/ com edições do Tocantins Rural

Na primeira quinzena de agosto, Tocantins registrou uma queda de 42,29% no número de focos de incêndios, em comparação com o mesmo período do ano passado

Desde o início de agosto, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), intensificou as ações de monitoramento e combate aos focos de incêndios nas unidades de conservação do Estado. Diariamente, equipes realizam monitoramento por terra, com uso de drones e também da aeronave do órgão. O objetivo é localizar os focos de incêndio quando ainda estão no início e promover efetivas ações de combate para evitar que se propaguem.

No último domingo (30), foram realizados sobrevoos com a aeronave do Naturatins nas áreas de Luzimangues e de todo perímetro que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) do Lajeado. A APA possui pouco mais de 121 mil hectares e abrange os municípios de Palmas, Lajeado, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro.

De acordo com o responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Peterson Ornelas, ele estava pessoalmente nos sobrevoos realizados na tarde do domingo, quando foi verificado um foco de incêndio próximo ao Km 36 da rodovia que dá acesso à cidade de Aparecida do Rio Negro.

Imediatamente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tem atuado em parceria com o Naturatins, foi acionado e disponibilizou um helicóptero para levar brigadistas e bombeiros militares até o local, com objetivo de debelá-lo antes que se espalhasse. A operação foi realizada com sucesso.

Os trabalhos duraram até a noite do domingo (30), quando outro foco, desta vez numa encosta da serra, de difícil acesso, foi detectado.

Resultados
 

O trabalho intensivo do Naturatins e órgãos parceiros no combate aos incêndios e queimadas ilegais no Estado têm apresentado resultados positivos. Segundo dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º a 15 de agosto, o Tocantins registrou uma queda de 42,29% no número de focos de incêndios, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números reais, foram registrados neste ano 775 focos, contra os 1.343 focos de 2019. Os dados foram confirmados pelo Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (Cimdea), do Naturatins.

Fonte: Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.