(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
25/09/2019

Mutirão do Agrocrédito: extensionistas do Ruraltins visitam propriedades rurais em Ponte Alta do Tocantins

Por Lúcia Brito/ Com edição de Tocantins Rural

O objetivo é atender as demandas dos agricultores e facilitar acesso ao crédito rural.

Os agricultores familiares com propriedades no município de Ponte Alta do Tocantins recebem até a próxima sexta-feira, 27, o “Mutirão do Agrocrédito”. A iniciativa, coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), tem por objetivo atender as demandas dos agricultores, apresentadas pela Prefeitura Municipal, de acessar o crédito rural para investimentos nas atividades agrícolas.

Morador da Fazenda Barreiro, a 17 km de Ponte Alta, o agricultor Maximiano Alves, primeiro a receber a equipe do mutirão, possui como fonte de renda o plantio de pequenas lavouras e a pecuária. Com os recursos pretende ampliar o número de matrizes e construir dois quilômetros de cerca.

“Agradeço demais a presença dos técnicos na minha terra. Preciso dessa ajuda para comprar umas 15 cabeças de gado e aumentar a área da cerca, pois tenho muito espaço para formar novos pastos”, frisou o agricultor.

Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista, Marco Aurélio, um dos responsáveis pela elaboração de projetos de crédito para a região, o pequeno produtor, Maximiniano Alves, se enquadra dentro do perfil para receber a linha “Mais Alimento”, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com aporte para investimentos. “A visita na propriedade serviu para alinhar as informações do que realmente ele pretende fazer. As demandas apresentadas já serão inseridas no projeto e enviadas para análise do banco”, disse.

Durante toda a semana equipes de extensionistas do Ruraltins, vão se descolar até as propriedades rurais, no sentido de construírem juntos com os agricultores os projetos de crédito para os sistemas produtivos que desejam realizar. 

Crédito rural

Por meio das ações dos extensionistas, milhares de agricultores são beneficiados pelo crédito rural, em todo estado.  O Ruraltins disponibilizou, em 2018, via banco do Brasil e Banco da Amazônia, mais de R$ 50 milhões aos agricultores familiares, sendo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a linha de crédito mais acessada. 

Os recursos são aplicados pelos agricultores em reforma da pastagem, infraestrutura rural, aquisição de matrizes leiteiras/corte, tratores, máquinas e outros equipamentos indispensáveis às atividades desenvolvidas no campo.

Foto: Divulgação/Ruraltins. 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.