(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
31/12/2019

Na rota do Turismo Rural: aumenta a procura de turistas em busca de tranquilidade, contato com a natureza e com os animais

Por Wanessa Sobreira/ Tocantins Rural

 O Tocantins conta com sete regiões turísticas

Quem mora na cidade respira correria. O tempo passa depressa para quem tem tantos afazeres. O celular é aliado diário, difícil largar o aparelho que se tornou um item necessário.

Mas imagina só ir para um lugar para respirar ar puro, ter tranquilidade e sem sinal de wifi. Parece um desafio, mas, na verdade é uma atividade que está atraindo muitos turístas para o Tocantins.

O distrito de Taquaruçu é famoso pelas mais de 80 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos. O Tocantins Rural conversou com o gerente da Fazenda Ecológica, Rafael França, que fica localiza há cerca de 12 km do distrito de Taquaruçu.

Fazenda Ecológica em Taquaruçu
Fazenda Ecológica em Taquaruçu

Em 2019, o local recebeu cerca de 10 mil turistas que vieram em busca de contato com a natureza e experimentar a vida no campo. “Este ano foi muito bom. Cerca de 10 mil turistas estiveram hospedados aqui. Eles vêm em busca de sossego, tranquilidade, curtir a natureza, tomar banho de cachoeira e sair da rotina corrida”, destaca o gerente.

Em média, a hospedagem custa R$ 200,00 por casal, o que inclui passeios nas cachoeiras e café da manhã. O almoço e o jantar são cobrados à parte e custam R$ 35,00 por pessoa.

Fazenda Ecológica em Taquaruçu
Fazenda Ecológica em Taquaruçu

E não para por aí. A fazenda Ecológica conta com três labradores que servem de guias das trilhas para os turistas que desejam chegar até as cachoeiras. A trilha passa por 2 cachoeiras, 1 capela e 1 lago. “Todo mundo fica encantado. Eles levam e trazem de volta os turistas”, complementa.

Sudeste do Tocantins

Os municípios de Rio da Conceição, Almas, Porto Alegre, Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas do Tocantins, Conceição do Tocantins, Taguatinga, Paranã, Aurora, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre e Arraias, têm potencial de sobra. O cenário da região sudeste revela paisagens lindas e encantadoras.

Tocantins Rural conversou com o guia turístico e proprietário da empresa Serra Negra Turismo, localizada em Almas, Juracy Lima de Aguiar, que conta que oferece comida caseira e pousadas com jeitinho do campo para os turistas ficarem hospedados. O guia e empresário conta os atrativos mais visitados pelos turistas. Ouça:

Sete Regiões Turísticas

O Tocantins conta com sete regiões turísticas, são elas: Serras Gerais, Bico do Papagaio, Lagos e Praias do Cantão, Vale dos Grandes Rios, Ilha do Bananal, Encantos do Jalapão, Serras e Lago.

Atualmente 49 municípios tocantinenses estão cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

Turismo rural no Tocantins
Turismo rural no Tocantins

 

 

O turismo rural é um potencial no setor e uma atividade que está ganhando espaço no Estado. O site Tocantins Rural conversou com exclusividade com a superintendente do Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, que fez um balanço das ações realizadas neste ano com foco no turismo dentro do campo. Ouça:

A inserção do turismo rural é uma fonte de renda para a agricultura familiar com o aumento dos postos de trabalho e promoção da geração de renda no meio rural, melhorando a qualidade de vida das famílias rurais e fixando o homem no campo. 

Em 2020, a aposta é no aumento de propriedades rurais interessadas no modelo de turismo rural como uma forma de aumentar a renda. Ouça:

Turismo rural em pequenas propriedades

Na edição 2018 da Agrotins, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) trouxe para a feira a Fazendinha Água Doce, que ensinou os visitantes a como aplicar o turismo rural a pequenas propriedades.

A réplica era de uma pequena propriedade familiar dedicada a produção de alimentos e criação de animais, organizada para atender a demanda regional de turismo rural.

A minifazenda contava com criação de gado, aves, tanque de peixes, criação de caprinos, além da produção agrícola, com o cultivo de abóbora, milho e mandioca.

Aprendizado e lazer

Fazendinha Água Doce
Fazendinha Água Doce

O turismo rural também é uma ferramenta de aprendizado e lazer. A Escola de Tempo Integral (ETI) Agroecológica Fidêncio Bogo, localizada na região de Taquaruçu Grande, é um exemplo de empreendedorismo agroecológico e turismo rural. A unidade conta com espaços pedagógicos e vivências na área da piscicultura, horticultura, agricultura e avicultura, tornando possível a produção com tecnologia e o reaprendizado de algumas práticas da agricultura tradicional.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.