(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
09/09/2020

Nasce filha do primeiro e único clone Gir

Por Eliza Maliszewski/ com edições do Tocantins Rural

A clonagem permite a seleção e a multiplicação de animais com características de interesse econômico

A vaca Acácia da Cerrados TN pariu a bezerra Florida da Cerrados, no último dia 31. Este não é qualquer nascimento. A bezerra é filha do primeiro e único clone Gir Leiteiro do programa de seleção da raça no Centro de Tecnologias em Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados (DF).

Saudável e pesando 21 kg o filhote comprovou que a reprogramação nuclear do processo de clonagem foi bem sucedida. O projeto busca melhorar a eficiência da clonagem e associá-la à produção de bovinos transgênicos biorreatores.

Acácia foi inseminada artificialmente com sêmen convencional (não sexado). A vaca emprenhou com precocidade, aos dois anos e três meses de idade, quando já tinha uma boa estrutura corporal.

O normal para a raça Gir Leiteiro é que isso ocorra acima dos três anos. Nos próximos meses, além de observar o crescimento de Florida, o pesquisador Carlos Frederico Martins vai acompanhar a produção de leite de Acácia e verificar se o potencial genético se assemelha ao da vaca que a originou.

O pesquisador aponta que a clonagem permite a seleção e a multiplicação de animais com características de interesse econômico.

A raça Gir entrou oficialmente no Brasil no ano de 1911 através de uma importação da Índia. O zebuíno apresenta boa capacidade de produção leiteira, além de sua destacada rusticidade. Isto acontece porque os animais estão bem adaptados ao clima nacional e ao sistema de produção empregado na maior parte das propriedades do país, as pastagens.

Fonte: Agrolink

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.