(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
24/06/2019

Naturatins divulga resultado final da seleção de brigadistas que vão atuar em unidades de conservação

Da redação

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulgou o resultado final do processo de seleção dos brigadistas que vão atuar na prevenção e combate de incêndios florestais em unidades de conservação (UCs) e de proteção integral e seus respectivos entornos. No total serão contratados 60 profissionais, a lista foi publicada na última quarta-feira, 19 e pode ser conferida aqui. A lista traz os nomes dos candidatos classificados para as vagas de ocupação imediata em cada unidade e dos componentes que farão parte dos respectivos cadastros de reserva.

Em Palmas, 17 candidatos compareceram para o Teste de Aptidão Física (TAF). Cada participante percorreu 2,4 metros ininterruptos, no prazo máximo de 30 minutos, carregando uma bomba costal anti-incêndio abastecida de água, com capacidade para 20 litros.  Em seguida, no Teste de Habilidades e Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) foi realizado um aceiro com dimensão de 15 m² cronometrados.

"No período de estiagem, o Naturatins se dedica às ações que podem mitigar os impactos do fogo na fauna, na flora e colaborar com a qualidade de vida da população. A contratação dos brigadistas aprovados nessa seleção tem o propósito de somar esforços ao trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais das brigadas contratadas pelas prefeituras dos municípios”, destacou Marcelo Falcão, presidente do Naturatins.

O Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas é responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins e foi designado a acompanhar todo o processo de seleção.  Ele agradeceu a dedicação de todos os gerentes e supervisores das Áreas de Proteção Ambiental (APA's), Parques e do Monumento Natural que também acompanharam o processo de seleção e parabenizou o empenho de todos os candidatos.

Ornelas falou da importância da seleção. "Todo o processo, desde a inscrição até a fase de testes, foi importante para que as unidades selecionassem pessoas capacitadas, treinadas, com condicionamento físico, para atuar nas equipes de brigadistas. O objetivo é proteger essas unidade e reduzir o foco de calor através dos manejos integrados do fogo para que tenhamos menos prejuízos com as questões das queimadas", afirmou.

Candidatos

Gilberto da Costa Alves, um dos candidatos participantes da 2ª fase da seleção, contou que possui duas formações na área e considerou o teste necessário. "Os dois testes são atividades que realmente exercemos em campo, tipicamente, sempre o brigadista precisa ter essas práticas onde tiver que fazer um combate ao fogo. Estou esperançoso com o resultado e feliz com o governo por nos dar essa oportunidade de concorrer a vaga, para realizar esse trabalho", relatou.

A candidata Míriam Paola Figueiredo que também foi aprovada para a 2ª fase da seleção, participou dos testes e considera fundamental para o trabalho de campo. "Foi um teste cansativo claro, mas de extrema importância para quem pretende atuar no campo em situação de queimada. Dentro do contexto, que é carregar a bomba d'água no peso certo e a necessidade de fazer o aceiro. Nas duas provas estivemos acompanhados por duas pessoas que estavam registrando o tempo, nos oferecendo água, enfim fomos bem supervisionados".

Míriam Paola falou da sua expectativa. "Agora estou um pouco cansada, mas muito esperançosa, com vontade de ir para campo. Essa época, nosso Estado sempre está no ranking das queimadas e além de poder trabalhar, ajudar a natureza é importante, que é a nossa grande mãe. Quero trabalhar com amor, com força, em prol da nossa natureza. Eu agradeço e parabenizo o trabalho do Naturatins junto com os brigadistas, um trabalho muito bonito e de extrema necessidade para todos", concluiu.

Composição das Equipes

Os 60 brigadistas contratados vão atuar ocupando as vagas na composição de diferentes equipes. Sendo 04 na Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas (APA do Lago de Palmas); 04 no Centro de Fauna (Cefau); 04 na Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado (APA da Serra do Lajeado); 11 no Parque Estadual do Lajeado (PEL); 11 no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf); 13 no Parque Estadual do Cantão (PEC); e 13 no Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

 

Fonte: Secom Tocantins 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.