(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
28/12/2020

Nenhum consórcio público municipal da região norte do país se inscreveu no SISBI-POA

Da redação

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) selecionou 12 consórcios públicos municipais para  aprimorarem os serviços de inspeção de produtos de origem animal. No entanto, nenhum consórcio público da Região Norte se inscreveu.

No projeto, os médicos veterinários, vinculados aos consórcios, recebem orientações técnicas para futura adesão dos municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Há orientações ainda para as agroindústrias de carne, leite, pescado, ovos e mel. O projeto-piloto recebeu 55 inscrições. 

A diretora do Departamento de Suporte e Normas do Mapa, Judi Nóbrega, explica que o projeto-piloto irá contribuir para o desenvolvimento da região contemplada, pois incentiva a organização da inspeção municipal para alcançar a equivalência com a inspeção federal e, também, a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. “Os produtores, as agroindústrias e o consumidor serão beneficiados com a ampliação de mercado e segurança alimentar”, explica.

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável de Alto Parnaíba, Ari Rosa, destacou o trabalho no interior do país, “O Mapa está descentralizando o serviço de inspeção animal, principalmente, para o fomento do pequeno e médio empreendedor agroindustrial, fortalecendo a região e os munícipios. Vamos trabalhar para conseguir a equivalência ao SISBI-POA”.

 

Fonte: MAPA

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.