(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
18/09/2019

Nova cultivar de arroz será apresentada na IV Mostra de Pesquisa de Arroz Irrigado

Por Tocantins Rural

O evento acontece entre os dias 18 e 19 nos municípios de Palmas, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia

O estado do Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil com qualidade e produtividade e com muito potencial. Os municípios de Palmas, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia recebem nesta quarta-feira, 18, e na quinta-feira, 19, a IV Mostra de Pesquisa de Arroz Irrigado.

Durante a programação, será apresentada aos agricultores tocantinenses a nova cultivar a ser lançada na safra 2019/2020.

Realizada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a intenção é apresentar aos produtores, pesquisadores e estudantes as novas tecnologias na produção de arroz irrigado desenvolvidas pela Unitins no Centro de Pesquisa Agroambiental de Várzea (CPAV), no município de Formoso do Araguaia.

A IV Mostra será apresentada na sede administrativa da Unitins, em Palmas, nesta quarta-feira, 18. Também na quarta-feira, 18, das 19h às 23h, a mostra acontecerá em Lagoa da Confusão. E, na quinta-feira, 19, a programação será realizada em Formoso do Araguaia, das 19h às 23h.

O diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, pesquisador Expedito Cardoso, explica que “neste ano, além do apoio do Governo do Estado, por meio da Seagro, a Unitins também conta com parceiros como Basf e Uniggel que têm apoiado nossas pesquisas e apostado bastante no potencial dessa região”.

“Em função do aumento de áreas plantadas há também maior demanda por tecnologia. Essas tecnologias se referem a manejo de controle de doenças e pragas, nutricional, novas cultivares que estão sendo desenvolvidas, assim por diante. E essa é uma oportunidade de apresentarmos para a sociedade o resultado das nossas pesquisas”, destacou Cardoso.

Confira a programação de palestras:

Panorama da Ocorrência de Vírus em Arroz Irrigado Tropical, com Raimundo Wagner de Souza (UFT);

Programa Nacional de Melhoramento de Arroz Irrigado da Embrapa, com José Manoel Colombari Filho (Embrapa);

Manejo de Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas Para Alta Produtividade de Arroz Irrigado no Tocantins, com Solano Colodel (Inpar);

Desenvolvimento de Cultivares com Tolerância a Imidazolinonas, com Paulo Hideo Nakano Rangel (Embrapa);

Tecnologias Basf para a Cultura do Arroz Irrigado Tropical no Tocantins, com Denilson Zaparrolli (DM BASF);

Nova Cultivar de Arroz da Embrapa, com Daniel de Brito Fragoso (Embrapa).

Fonte: Unitins e Embrapa

Foto: Divulgação/Embrapa

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.