27/10/2021 - Atualizado em 27/10/2021

Nova gripe aviária preocupa autoridades na China

Por Eliza Maliszewski/ com edições do Tocantins Rural
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Com cepa alterada país relatou 21 infecções humanas neste ano

Uma nova gripe aviária parece estar circulando entre humanos na China e já preocupa autoridades. Especialistas dizem que uma cepa que circulava anteriormente parece ter mudado e pode ser mais infecciosa para as pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) somente neste ano já foram registrados 21 casos de infecção em humanos com o subtipo H5N6. No ano passado foram apenas cinco ocorrências. Embora os números sejam muito menores do que as centenas de infectados pelo H7N9 em 2017, as infecções são graves, deixando muitos em estado crítico e pelo menos seis mortos.

A maioria das pessoas infectadas teve contato direto com aves, e não há casos confirmados de transmissão entre humanos. A OMS informou que mais investigações são “urgentemente” necessárias para entender o risco e o aumento de disseminação para as pessoas.

O país é o maior produtor mundial de aves e o maior produtor de patos, que atuam como reservatórios para os vírus da gripe. A China vacina as aves contra a gripe aviária, mas a vacina usada no ano passado pode proteger apenas parcialmente contra vírus emergentes, evitando grandes surtos, mas permitindo que o vírus continue circulando.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: [email protected] Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.