(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
15/12/2020

Novo Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental entra em vigor nesta terça-feira (15)

Por Wanja Nóbrega/ com edições do Tocantins Rural

Para registrar o agendamento do atendimento presencial é indispensável que o usuário efetue seu cadastro no Sigam

Entra em operação nesta terça-feira (15), o Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o atendimento do órgão volta a ser presencial, com agendamento eletrônico realizado por meio do novo sistema.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, esclarece que o Instituto está preparado para o retorno do atendimento presencial e continuará cumprindo com todas as medidas de segurança para evitar a transmissão da Covid-19, garantindo o controle do fluxo de pessoas nas dependências do órgão.

Albuquerque lembra que os endereços eletrônicos do Atendimento On-line foram desativados e assegura que serão consideradas as demandas e documentos recebidos até 23h59, da última sexta-feira, 11. Após esse prazo, as demandas deverão ser registradas no novo sistema.

Segundo a secretária-geral do Naturatins, Ana Angélica Bosque, o órgão está em fase de transição, com a migração de dados dos sistemas de gerenciamento de todos os seus serviços para o  Sigam. Ela adianta que a equipe está dedicada, para que, em breve, sejam incorporados ao novo sistema, todos os serviços do Instituto.

Instruções

Para utilizar o Sigam/Naturatins, o usuário deve entrar no site do Naturatins e clicar no banner que será disponibilizado, no lado direito da tela da página, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. Assim, será direcionado para a página do Sigam, onde terá acesso a aba para preenchimento do cadastro individual de usuário.

Na tela do cadastro, cada usuário deverá preencher os espaços solicitados, com CPF, além de outros dados, além de incluir os comprovantes de documentos e de endereço. Por fim, será necessário criar uma senha pessoal. Com os dados preenchidos corretamente, o protocolo do Naturatins faz a validação do cadastro e o acesso do usuário é liberado em até dois dias úteis. Só então ele terá acesso ao agendamento para os serviços desejados.

Os serviços do Naturatins serão disponibilizados progressivamente no Sigam, à medida que a respectiva fase de teste esteja concluída. Inicialmente, o usuário terá acesso ao cadastramento dos usuários, agendamento de atendimento presencial, envio de procuração, cadastro de autorização e a carta de serviços do Instituto. Quando o Sigam estiver em pleno funcionamento todas as operações do Naturatins serão 100% on-line.

É importante que todos os usuários dos serviços do Naturatins façam o cadastro no Sigam, mesmo quem possui demandas em andamento pelo Simplifica Verde. Isso porque, quando a migração dos dados desses usuários do atual sistema Siga/SGD para o Sigam for realizada, o novo sistema identificará o CPF ou CNPJ e já disponibilizará todos os atos relacionados ao número do documento.

Sigam/Naturatins

O novo Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam/Naturatins) foi apresentado no último dia 8 de dezembro, durante a palestra da engenheira Ambiental, inspetora de Recursos Naturais e atual secretária Geral do Naturatins, Ana Angélica Bosque, com transmissão via internet e também está disponível no Canal Naturatins através do link https://youtu.be/ZqaxnjOkIXE

Fonte: Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.