(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
28/01/2021

O uso de tecnologia e inteligência artificial já é realidade nas lavouras do Tocantins

Por Patrícia Paiva/ com edições do Tocantins Rural
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Mais de 10.000 hectares já utilizam o monitoramento satelital no Estado

Mais da metade do território tocantinense é constituído por áreas potencialmente agrícolas, representadas por 50,25%, equivalente a uma área de 13.825.070 hectares. Toda essa extensão faz do Estado um dos novos polos agrícolas do Brasil. Esse potencial desempenha um importante papel socioeconômico, e por isso é preciso atenção no uso da tecnologia na prevenção de riscos nas lavouras.

De acordo com a Secretaria Agricultura, Pecuária e Agricultura do Tocantins (Seagro-TO), a produção de grãos teve um crescimento superior a 180% na área plantada e 240% na produção nos últimos dez anos. Esse crescimento, segundo a Seagro-TO, é resultado dos avanços tecnológicos nas propriedades rurais do Estado.

Dentro deste assunto,  Pedro Henrique de Oliveira Paula, representante da empresa Campta Tecnologia e Inovação, destaca que o Tocantins está em ascensão no uso de tecnologias, e uma delas é monitoramento de solo e lavouras por meio de sensoriamento remoto junto com o uso de inteligência artificial.

 

De acordo com Pedro, essa tecnologia vem ganhando destaque no meio agrícola, pois permite a obtenção de informações quase diárias do que está acontecendo na lavoura. “Isso acontece através da inteligência artificial que consegue avaliar vários parâmetros, interligando imagens satelitais de até dez anos de lavoura, informações de crescimento vegetativo de radar, dados meteorológicos, calibrados com históricos de adubação, culturas e variedades plantadas, bem como suas datas de plantio dos últimos anos coletadas junto ao agricultor”, explica Pedro.

Ele ainda ressalta que as informações trabalhadas pelo sistema utilizam o método machine learning, que consiste na aprendizagem da máquina com o mínimo de intervenção humana, identificando padrões nos dados coletados, gerando predições agrícolas.

Essa ferramenta inovadora fornece informações tratadas com toda a gama de dados apanhados e interpolados da área mapeada a cada cinco e doze dias, auxiliando o produtor nas tomadas de decisões mais assertivas com a geração de mapas de nutrientes, vigor e crescimento vegetativo, estado hídrico da lavoura, mapas de alerta de talhões que estão com anomalias, além da criação de shapes para otimização da adubação e semeadura tanto em taxa fixa quanto variável em questão de minutos.

Além disso, o usuário consegue inserir amostras coletadas no campo, bem como elaborar relatórios de inspeção, anotações ou aplicações realizadas, auxiliando ainda mais na inteligência da plataforma.

 

O uso da tecnologia ainda é novidade para os agricultores do Estado, mas o objetivo é expandir esse serviço. O monitoramento satelital já é realidade, sendo que mais de 10.000 hectares já utilizam essa tecnologia na região, que mesmo em dias nublados consegue extrair informações através dos radares.

Campta Tecnologia e Inovação

A empresa chegou ao Tocantins em 2020 e traz todas as tecnologias para monitoramento de solo e lavoura, por meio da inteligência artificial. Com sede em Palmas, os interessados podem comparecer a empresa e tirar dúvidas com alguns dos consultores, ou podem entrar em contato através do telefone: (63) 98442-3196 ou pelo e-mail atendimento@campta.com.br

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.