(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
03/09/2019

Óleo de cozinha usado pode ser trocado por mudas no FGT

Por Georgethe Pinheiro/ Com edição de Tocantins Rural

O óleo utilizado pode ser acumulado em garrafas pets para serem levados ao ponto de coleta do Renova Palmas, no FGT.

O descarte do óleo de cozinha pode se tornar um problema, que causa danos ao meio ambiente.

Um litro de óleo jogado na rede de esgoto pode poluir até 25 mil litros de água. “Quando isso acontece, as águas são contaminadas, colocando em risco a fauna local, podendo levar peixes e outras espécies à morte. Já descartado no solo, o óleo também se torna um agente poluidor do ambiente”, destaca a presidente da Fundação de Meio Ambiente, Meire Carreira. 

Uma ação que será realizada durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) , propõe a troca de óleo de cozinha usado por mudas de árvores. 

Os técnicos da Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA) vão participar de quarta-feira, 04, até domingo, 08, do Festival com um estande do programa Renova Palmas

No total, a Fundação pretende levar cerca de 500 mudas de árvores que foram produzidas no viveiro de reflorestamento, mantido pela FMA, o que resulta em cerca de 100 mudas por noite de Festival. “Vamos percorrer as barracas de cada um dos expositores, pedindo que eles doem o óleo utilizado para nosso programa, e em troca vamos doar a quantidade de mudas correspondente ao óleo coletado”, explica a gerente de Educação Ambiental da FMA, Marineiva Maria. 

O óleo utilizado pode ser acumulado em garrafas pets para serem levados ao ponto de coleta do Renova Palmas, no FGT.

Na edição anterior do festival, o Programa Renova Palmas arrecadou 35 litros de óleo e este ano a expectativa é aumentar esta quantidade de óleo coletado. “Em todo o ano passado, recebemos cerca de 795 litros de óleo para reciclagem. Trabalhamos com o Programa Palmas que Te Acolhe, com associações de bairros, igrejas, que utilizam o óleo arrecadado em oficinas de produção de sabão”, explicou o diretor de Meio Ambiente Marcelo Grison.

Foto: Edu Fortes

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.