Os efeitos da pandemia nas exposições agropecuárias no Tocantins
Só neste ano aconteceriam mais de 50 eventos agropecuários

Em meio a pandemia do novo Coronavírus, muitas feiras agropecuárias foram adiadas ou canceladas. Infelizmente nem todas puderam ocorrer no período tradicional ou de forma tradicional. Segundo o calendário oficial de exposições agropecuárias, feiras e festas agrícolas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, ao todo aconteceriam 50 feiras neste ano de 2020. Eventos como esses movimentam a economia local, promovem negócios, proporcionam entretenimento, além de qualificar produtores rurais e trabalhadores.
A exposição agropecuária de Araguaína, que acontece anualmente no mês de junho, foi adiada para outubro. A Expoara Digital, técnica e comercial acontecerá nos dias 13 a 16 de outubro, de forma 100% digital. No ano de 2019 a exposição movimentou 60 milhões de reais em negócios e recebeu mais de 120 mil pessoas.
Já a maior feira agropecuária da região sul do estado, a Expo Gurupi, que no ano de 2019 movimentou cerca de R$ 200 milhões, seria realizada entre os dias 21 e 30 de maio, porém foi suspensa e a expectativa é que pudesse acontecer na primeira quinzena de setembro, no entanto, devido ainda o alto índice de casos da Covid-19 não ocorreu.
Nesta quinta-feira (10), aconteceria o show de abertura da ExpoBrasil com a dupla tocantinense Henrique e Juliano. A feira que acontece anualmente no município de Paraíso do Tocantins. A 25ª edição do evento que iria acontecer no Parque de Exposições Newton Moraes, contava com apresentação de artistas nacionalmente conhecidos, cavalgada, rodeio e desfile.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins, Rogério Moraes, o evento neste ano foi totalmente cancelado devido ao decreto do município para que feiras e festas não aconteçam até 31 de dezembro. “A previsão é que a exposição aconteça normalmente em 2021 e já estamos em contato para fecharmos os shows e antecipo que o número um das paradas de sucesso do Brasil estará presente no evento”, afirmou o presidente.

Agrotins 2020
A Agrotins 2020, adaptando-se à “nova realidade” que o mundo se encontra, ocorreu de forma 100% online, contando com palestras, exposições, cursos e até mesmo leilões virtuais.
A feira digital movimentou mais de R$216 milhões, e teve acesso em 62 países. Além de 183 palestras no campo do conhecimento, a Agrotins 2020 teve 4.149 mil inscritos em palestras e 249 expositores.