(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
16/09/2019

Palmas recebe curso sobre projeto de sistema fotovoltaico

Por Tocantins Rural

A capacitação é voltada para profissionais da área. 

Podem participar do curso de Fundamentos, Dimensionamentos, Projeto e Instalação de Sistema Solar com PVsyst, engenheiros, arquitetos e técnicos, profissionais da indústria e comércio, representantes e revendedores, projetistas e instaladores, empreendedores e estudantes.

Serão utilizadas ferramentas de dimensionamento e de projetos como o software PVsyst, que é um software usado por projetistas, arquitetos, engenheiros e pesquisadores para projetos de sistemas de geração solar fotovoltaica, e que detalha todos os procedimentos e modelos para um projeto.

O curso acontece entre os dias 17 a 19 de setembro na quadra 101 norte, avenida Teotônio Segurado nº 10, conj. 1, lote 06, no prédio Shopping da Cidade no 2º andar. O horário é das 08h às 13h. As inscrições e as informações podem ser realizadas pelo sitehttp://solarplusbrasil.com.br/

Durante a capacitação será desenvolvida desde a configuração de dados meteorológicos até a análise de viabilidade financeira de um projeto. Os inscritos irão receber um kit completo com projeto executivo, memorial descritivo, simulação preliminar e de projeto no PVsyst, diagramas unifilar e trifilar, plantas baixas e do esquema de blocos elétricos em Autocad, planilhas de dimensionamento de dispositivos de proteção, cabos e estrutura metálica para montagem dos painéis.

O curso será ministrado pelo professor, Jose Sydney Ipiranga Junior, Engenheiro eletricista pela Universidade de Fortaleza. Ele participou da elaboração de diversos projetos fotovoltaicos, Especialista em energia solar fotovoltaica. Além disso, ele é pós-graduado em Gestão de Energia pela ISITEC/AHK, Conselheiro Câmara de Engenharia Eletrica CREA/CE, Conselheiro da ABESCO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia, Member GBC – Green Building Council, Member ASHRAE – The American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineer e Member AEE – Association of Energy Engineers.

No Tocantins

Com grande potencial na geração de energia solar, o Tocantins tem despertado cada vez mais o interesse dos moradores pela instalação do sistema fotovoltaico nas residências. Por meio de placas solares, a produção de energia sustentável reduz os gastos de energia elétrica e a emissão de gás CO2. Além disso, a iniciativa pode gerar descontos no IPTU através do Programa Palmas Solar e para quem planeja fazer financiamentos a fim de adquirir o sistema em sua residência, alguns bancos já oferecem condições facilitadas.     

Dentre os investimentos na capital, até mesmo escolas foram beneficiadas com a iniciativa sustentável, como é o exemplo da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132. Em 2017, a unidade recebeu 160 placas solares com potencial de produzir 44 kWp (Quilowhatts-pico) capazes de gerar uma economia equivalente a cerca de R$ 5 mil por mês. 
 
Indústria 
 
Atualmente, o Governo do Estado juntamente com empresários planeja implantar uma indústria de placas fotovoltaicas no Tocantins. Acredita-se que com a instalação  serão gerados 300 empregos diretos pelo potencial que a empresa possuirá. 
 

Foto: Divulgação

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.