Para evitar enchentes, Córrego Neblina recebe obra de desassoreamento
Após a limpeza no Córrego Neblina, o trabalho será realizado em seus afluentes, como nos córregos Canindé e Lava Pés.
Continua o trabalho de limpeza dos córregos urbanos realizado pela prefeitura de Araguaína, norte do Estado. A manutenção é de desassoreamento, com uso de uma máquina para retirada de areia e lixo do leito, e também de retirada do mato das paredes de contenção e margens. O primeiro trabalho está sendo realizado no Córrego Neblina.
Segundo o diretor municipal de Limpeza Urbana, Walteir Fiúza, o objetivo principal da ação é evitar enchentes e proliferação de doenças. “Além de ficar mais bonito, a limpeza ajuda a diminuir as chances de transbordamento quando voltam as chuvas e diminuir também o número de mosquitos que podem ser vetores de doenças”.
O cronograma de limpeza leva em consideração locais com mais prioridade. O secretário executivo da Infraestrutura, Epson Douglas, o trecho do Córrego Neblina, entre as Avenidas Tocantins e Cônego João Lima, foi o primeiro local a receber a manutenção pelas suas características. “A caixa do Neblina após a Avenida Cônego fica mais estreita e baixa”.
A ação deve durar alguns meses pela grande quantidade de material retirada dos leitos. “A cada dois metros de córrego são retirados seis metros cúbicos de material, que é a capacidade em volume do caminhão toco que faz o transbordo”, detalhou o Epson. Após a limpeza no Córrego Neblina, o trabalho será realizado em seus afluentes, como nos córregos Canindé e Lava Pés.
Foto: Marcos Sandes