(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
27/10/2020

Parceiros do projeto Quelônios do Tocantins visitam local de soltura de filhotes

Por Wanja Nóbrega/ com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Naturatins
Imagem: Naturatins

Em setembro, as equipes de trabalho conseguiram fazer a marcação de 1.500 ninhos, que passaram a ser monitorados para evitar depredação

Nesta segunda-feira (26), o projeto Quelônios do Tocantins recebeu nesta representantes das instituições parceiras para uma visita técnica ao local de eclosão dos filhotes, que começarão a sair dos ninhos para ganhar as águas do rio Araguaia e seus afluentes.

Segundo o biólogo do Naturatins Oscar Barroso, o projeto Quelônios do Tocantins é vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no âmbito do Projeto Quelônios da Amazônia. A soltura dos filhotes acontece no Parque Estadual do Cantão (PEC) e, com base na quantidade de ninhos, a previsão de nascimento para este ano é de 445 mil filhotes.

De acordo com Oscar Barroso, o projeto Quelônios da Amazônia, do Ibama, existe há quatro décadas e o Quelônios do Tocantins foi criado em 1995. Após sofrer uma interrupção, o Quelônios do Tocantins foi retomado em 2017, graças à parceria com o Ibama, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Batalhão de  Polícia Militar Ambiental (BPMA).

O biólogo diz também que o projeto Quelônios é realizado em várias etapas, que vão desde o planejamento anual das ações, quando são apresentados os resultados do ano anterior e projeções para o ano em curso, até a execução das atividades de campo. “A fiscalização, monitoramento e manejo se estendem até dezembro, quando o ciclo de reprodução da espécie é concluído”, acrescenta.

Fonte: Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.