(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
06/09/2019

Pesquisador irá apresentar sistema do boi 777 durante Simpósio de Reprodução Bovina no Tocantins

Por Wanessa Sobreira/ Tocantins Rural
Tocantins Rural conversou com exclusividade com o pesquisador para adiantar o que está por vim durante o evento. 
 
Flávio Dutra de Resende é um dos dez palestrantes da 5ª edição do Simpósio de Reprodução Bovina no Tocantins (SRB/TO), considerado o maior da região norte no segmento. 
 
O pesquisador Científico da APTA Alta Mogiana (Colina/SP), é formado em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como revisor científico da Revista Brasileira de Zootecnia, do Boletim de Indústria Animal e da Revista Ciência e Cultura. Flávio tem experiência na área de zootecnia, com ênfase em avaliação de alimentos para animais, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos de corte, desempenho animal, qualidade de carne, confinamento e desempenho.
 
O Tocantins Rural conversou com exclusividade com o pesquisador para adiantar o que está por vim durante o evento.  Essa não é a primeira vez que o pesquisador virá ao Tocantins. Ele já ministrou palestras em Palmas e Araguaína e também visitou diversas propriedades por aqui. Sobre a vocação do Estado, o pesquisar destaca a localização. 
 
“O estado está bem posicionado geograficamente e possui vocação para pecuária e algumas regiões, agricultura.  Na parte de pecuária, há necessidade de adoção de tecnologias com objetivo de fazer o pecuarista ganhar mais dinheiro. Sabemos hoje que a rentabilidade da pecuária está baixa, porém existe um pequeno número de pecuaristas que estão ganhando dinheiro e neste ponto que o pecuarista precisa ficar atento. O que fazer para ganhar dinheiro na pecuária!
 
Sobre o evento, o pesquisador chama atenção do produtor sobre a importância da troca de experiências. 
 
“O produtor precisa estar atento as tecnologias que estão sendo geradas e o Simpósio será uma oportunidade de verificar o que está acontecendo no setor, terá a oportunidade de conversar com os palestrantes e trocar experiências. Hoje, mais do que nunca, o produtor precisa incorporar tecnologias no seu sistema de produção. Sabemos que há muitas tecnologias que podem não funcionar nas condições de determinada fazenda e somente com conhecimento o produtor será capaz de distinguir as tecnologias que estão disponíveis e quais atendem a sua demanda. Mas para isso é preciso capacitar sempre e a oportunidade de participar de um evento renomado em casa, certamente é uma oportunidade única”, enfatiza. 
 
Durante o Simpósio de Reprodução Bovina no Tocantins, Flávio Dutra Resende, irá ministrar duas palestras. A primeira será no dia 26 de setembro, das 14h às 14h50, com o tema: Comprou bezerro caro? Técnicas de suplementação nutricional pós desmama. 
 
“No evento iremos abordar duas temáticas. A primeira será o que fazer com o bezerro que comprei mais caro. Hoje o ágio do bezerro é uma realidade e muitas fezes a @ do bezerro ultrapassa 200 a 210,00. Para comprar este bezerro o pecuarista precisa planejar toda a sua estadia na fazenda até o abate e será sobre estas estratégias que iremos abordar com os participantes do evento”, explica o pesquisador. 
 
A segunda palestra do pesquisador será no dia 27 de setembro, das 09h50 às 10h40 com o tema: Quais são os desafios nutricionais de uma fêmea nelore com baixo peso e desmama?
 
“Outro ponto que iremos abordar é sobre os desafios nutricionais de uma fêmea nelore com baixo peso e desmama. Da mesma forma do macho, há necessidade de fazer o planejamento nutricional para a vida dela. Temáticas como prenhez ao sobreano serão abordadas no evento por outros colegas porém iremos mostrar os caminhos para deixar esta  bezerra em condições de ser emprenhada aos 14 meses e também, para aqueles que quiserem abater estas fêmeas jovens, e em muitos casos, serem remunerados como @ de boi, adotar as opções que tenham viabilidade técnica e econômica. Somos responsáveis pelo projeto conhecido como Boi 777 e no evento, você terá a oportunidade de tirar as suas dúvidas, por isso aproveitem esta oportunidade”, destaca. 
A programação está disponível no site e as inscrições são realizadas pela internet no site:www.srbto.com.br
 
O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas. A programação conta com a parceira do Governo do Estado e da Prefeitura de Palmas, que irá colaborar para o fortalecimento da cadeia produtiva no segmento da pecuária no estado.
  
O evento é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e recebe o apoio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).
 
Fotos: Divulgação

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.