(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
18/12/2019

Peste suína: ABPA lança plataforma de conscientização

da redação

Doença continua se espalha pela Ásia e produtores brasileiros devem redobrar o cuidado

A Indonésia registrou o primeiro caso de peste suína africana e para fortalecer a prevenção no Brasil, foi lançada a plataforma Brasil Livre de PSA, com dicas para o produtor manter o rebanho seguro. De acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o país produz pouco, mas é importante mostrar que a doença continua se espalhando pela Ásia. “É uma crise alimentar no globo, por isso vimos o aumento das exportações. Precisamos redobrar os cuidados”, alertou.

Santin afirma que a entidade está trabalhando em consonância com o Ministério da Agricultura para reforçar a segurança sanitária. Entre as iniciativas, o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (Gepesa) e a busca de recursos da iniciativa privada para aumentar a fiscalização. “O recado principal é: sem visita aos animais de produção industrial”, reforça o diretor.

Peste Suína Africana

A doença não afeta seres humanos, mas possui alta taxa de mortalidade entre suínos, podendo causar bilhões de dolares em prejuízos. Não existe vacina para a enfermidade. 

Dicas

1. Evite visitas nas granjas de pessoas que não fazem parte do sistema produto!

2. Se viajar para o exterior, evite visitas às instalações produtoras. E não traga qualquer produto cárneo!

3. Não receba visitantes provenientes de países com focos de PSA!

 

Com informações de Canal Rural 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.