(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
06/10/2020

Piauí confirma caso de peste suína clássica

Por Eliza Maliszewski/ com edições do Tocantins Rural

O Piauí não é reconhecido como zona livre de PSC e o último caso no estado ocorreu em novembro do ano passado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou um foco de Peste Suína Clássica (PSC) no Piauí. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo (MG).

O caso ocorreu no município de Parnaíba, norte do estado, em criatório de suínos para subsistência. O caso foi notificado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A propriedade foi interditada, os suínos serão sacrificados e será feita a desinfecção.

O Piauí não é reconhecido como zona livre de PSC e o último caso no estado ocorreu em novembro do ano passado. Segundo o Mapa não há justificativas para restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos.

No país são 15 estados livres: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Acre, Tocantins e Distrito Federal. Os limites entre as zonas livres e não-livres de PSC são protegidos por barreiras naturais e postos de fiscalização, onde procedimentos de vigilância e mitigação de risco para evitar a introdução da doença são adotados continuamente.

A Peste Suína Clássica (PSC), também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis. Não oferece riscos à saúde humana e não tem impacto na saúde pública. É diferente da Peste Suína Africana (PSA) embora tenha sintomas parecidos.

Fonte: Agrolink

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.