(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
29/08/2019

Pimenta-do-reino clonadas devem ser colhidas em dezembro, em Araguaína

Por Wanessa Sobreira/ Tocantins Rural

De origem indiana, é a especiaria mais vendida no mundo.

As mudas de pimenta-do-reino estão plantadas na Horta Comunitária do Setor Araguaína Sul, em Araguaína, no norte do Estado. O chamado jardim clonal conta com cerca de 100 mudas que foram plantadas no mês de julho deste ano.

A previsão é que em oito meses sejam geradas mil mudas e, após brotar novamente, em mais oito meses terão mais mil mudas. Após a etapa de produção de mudas, o plantio será comercial para exploração das especiarias.

As visitas técnicas serão semanais para acompanhamento das plantas.

Ao Tocantins Rural, o técnico em agropecuária da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Carlos Cabral adianta colheita de novas mudas está prevista entre dezembro deste ano e janeiro do ano que vem.

“Acredito que iremos colher em dezembro ou janeiro do ano que vem. Após esta etapa, iremos repetir o processo para que as mudas possam ser multiplicados”, comenta.

A ação faz parte do Programa Municipal de Sustentabilidade e Agronegócio de Araguaína e Região (Proagrara).O objetivo do clonal é produzir duas mil novas mudas a partir das já plantadas.

A espécie plantada no jardim clonal é a Bragantina, muito resistente e de alta produtividade. Os produtores, com as novas mudas, esperam dobrar a renda. Atualmente, o preço médio da pimenta-do-reino no mercado é de R$ 12 por quilo.
 

Foto: Marcos Sandes e Divulgação

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.