Piscicultura do Tocantins se fortalece através da Assistência Técnica e Capacitação
Programa oferece mais segurança aos produtores e fomenta o progresso econômico do setor no Estado
A piscicultura é uma atividade que tem expandido muito no Tocantins. A produtora Marinalva Ferreira Moura, piscicultora no Parque Aquícola Sucupira, em Palmas/TO, é uma das beneficiadas da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG) e comenta que o atendimento técnico é extremamente importante na atividade diária.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO) está preparado para preencher a lacuna de assistência técnica existente no setor, oferecendo acompanhamento técnico e gerencial com o objetivo de fomentar o aumento da produção, melhorar o processo de gestão do sistema produtivo e consequentemente fortalecer a cadeia da piscicultura.
Onivaldo da Rocha, Engenheiro de Pesca e Técnico de Campo do SENAR, cita os resultados alcançados a partir das recomendações implementadas pela produtora: “reduzimos o ciclo produtivo com o início da criação de tilápia em tanque rede e passamos a utilizar uma tabela de ração específica para tilápias, melhorando o crescimento e reduzindo o tempo de cultivo de 12 para 6 meses, significando um giro mais rápido na produção, aumentando a produtividade e, consequentemente, mais renda para a produtora”.
O presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, afirma que o programa oferece mais segurança aos produtores e fomenta o progresso econômico do setor no Estado.
Fonte: Agrolink