(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
06/08/2019

Piscicultura: Produtor tocantinense recebe assistência e amplia negócios na criação de peixes

Da Redação

A busca pelo conhecimento e crescimento nos negócios fizeram com que o produtor rural João Paulo Pimenta, 26 anos, morador do município de Almas, investisse em especialização para a sua produção de peixes.

O produtor decidiu participar de um curso de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), oferecido atualmente pelo Senar Tocantins. Foram 18 meses de Assistência Técnica, com um atendimento personalizado às suas necessidades e que o principal ponto positivo foi o ensinamento de gestão econômica e financeira da propriedade. “Aprendi muito na parte financeira de gestão. Cresci como piscicultor. Antes eu era um pequeno produtor, hoje já me considero um médio produtor”, contou entusiasmado.

O conhecimento adquirido impulsionou o negócio de piscicultura e a produção da propriedade de João Paulo tanto que quadriplicou. “Antes nós produzíamos 40 toneladas por ano. Agora, a produção chega 180 toneladas por ano. Trabalhávamos apenas com um segmento de peixe e agora nós conseguimos produzir muitas outras espécies como pintado, piau, tambaqui, pirarucu e outros”, destacou o produtor.

As vendas também foram alavancadas e propiciou assim, a construção de abatedor com inspeção municipal. “Agora vendemos para feirantes, mercados e também entregamos para escolas, incluindo o peixe de forma saudável na alimentação das crianças”, acrescentou João.
 

O curso

A ATeG tem a metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e análise de resultados, de forma a estimular a gestão das propriedades rurais.

Fabrício Vasconcelos, gerente de ATeG, explicou o trabalho que é feito durante o atendimento. “Os técnicos de campo realizam visitas periódicas, com atendimento personalizado e, no caso da piscicultura, é verificado, por exemplo, a qualidade da água, sanidade dos peixes, além de passar as informações sobre adequação tecnológica e gestão econômica da propriedade. São conhecimentos assim que contribuem para o aumento da produtividade e qualidade de vida do produtor”, esclareceu o gerente. 

 

Fonte: Sistema Faer/Senar 

Foto: Acervo Senar

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.