(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
21/10/2020

Plano ABC comemora seus 10 anos em videoconferência

Por Amanda Oliveira/com edições do Tocantins Rural

Durante a reunião além das ações de implantação, execução e resultados do Plano ABC no Tocantins, foi apresentada a Nova Composição do Grupo Gestor

Lançado em 2010, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), foi criado com o objetivo de incentivar os produtores rurais para a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, que promovessem a segurança alimentar e preservasse o meio ambiente  com a redução da emissão de gases causados pelo efeito estufa.

Em celebração aos 10 anos do Plano ABC, foi realizada, nesta terça-feira (20), uma videoconferência coordenada pela Diretoria de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade e a Gerência de Agricultura de Baixo Carbono da Secretária Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) para apresentação as ações que foram realizadas no Tocantins ao longo desta última década.

Durante a reunião além das ações de implantação, execução e resultados do Plano ABC no Tocantins, foi apresentada a Nova Composição do Grupo Gestor, o Projeto Técnico/Plano de Ação 2020 da Gerência de Agricultura de Baixo Carbono e a definição de Estratégias para Acompanhamento e Monitoramento das Metas Estaduais do Plano ABC-TO.

O secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado destacou que o Grupo Gestor do ABC do Tocantins é uma referência nacional, na implantação da política de sustentabilidade.

Thiago também enfatizou sobre o aumento das operações da linha ABC, com os resultados alcançados e apresentados na prática, que fez com que o estado aumentasse muito as operações, e o interesse final na linha do ABC.

O diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade da Seagro e responsável pelo Grupo Gestor do Programa no Tocantins, Fernando Garcia está à frente da implantação do Plano ABC desde 2009 e apresentou aos novos membros do grupo a situação atual das ações desenvolvidas com o apoio e recursos do Ministério da Agricultura (MAPA).

De acordo com o gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, Marcello Marcelino, mais de 150 técnicos da iniciativa privada e pública são capacitados de forma continuada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o que torna o Plano ABC ainda mais assertivo.

Plano ABC

O Plano ABC é Composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação e um com ações de adaptação às mudanças climáticas, o Plano ABC que atualmente é referência nacional no Tocantins, é divido em Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais  e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Fonte: Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.