População da região sudeste do Tocantins é beneficiada com o PAA
Em Taguatinga, entidades socioassistenciais e produtores rurais envolvidos no processo comemoram os benefícios do programa
De norte a sul, a população do campo e da cidade estão sendo contempladas com a compra e doação de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Em Taguatinga, na região sudeste, entidades socioassistenciais e produtores rurais envolvidos no processo comemoram os benefícios do programa.
Uma das entidades é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), responsável por atender 646 pessoas com acompanhamento clinico e reinserção social. Os usuários são da cidade e também dos municípios circunvizinhos, que em dias de consultas precisam do reforço do PAA na alimentação.
Anderson Moreira, 29 anos, mora na Fazenda São Gonçalo, onde produz peta, biscoito tradicional muito apreciado pela população.
“Pela primeira vez estou ofertando ao PAA a peta tradicional. O produto sai nos sabores de queijo, pimenta e cebola, que já é encontrado no comércio da cidade. Além disso, vendo de porta em porta. Agora estou me preparando para enviar os biscoitos ao estado de Goiás”, comemora o jovem produtor.
De acordo com Geikla Godinho, uma das extensionistas do Ruraltins que acompanha a execução do PAA em Taguatinga, a parceria desenvolvida com o municipio garante o bom andamento das ações.
Abatedouros
Taguatinga conta com dois abatedouros que recebem acompanhamento da assistência técnica do Ruraltins, devidamente certificados, que fornecem frangos para o programa. Um grupo de 66 produtores do município está apto a vender alimentos como alface, abóbora, quiabo, couve, cheiro verde/cebolinha, inhame, farinha,mandioca, frango pepino, banana prata, banana maça, banana nanica, pepino, pimentão, tomate, além de doce de frutas com mamão e coco, petas, panificados, rapadurinha, rapadura dentre outros. O valor destinado pelo PAA ao municipio é de R$ 20 mil.
Fonte: Ruraltins