(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
05/11/2020

Práticas sobre instalação de viveiros escavados e elevados são destaques em capacitação técnica de piscicultura

Por Edvânia Peregrini/ com edições do Tocantins Rural

O curso ocorre até a sexta-feira (06), no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro)

No segundo dia da capacitação em piscicultura realizado nessa quarta-feira (04), os extensionistas aprenderam na prática sobre a implantação de viveiros escavado e elevado. O curso, que ocorre até a sexta-feira (06), no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem por finalidade qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural ofertados aos piscicultores tocantinenses.

Divididos em dois grupos, os extensionistas visitaram a Unidade de Pesquisa e Extensão Rural do Ruraltins, localizada na Agrotins, onde realizaram medições e piqueteamento de uma área de 1.000 m² para a instalação de uma Unidade Demonstrativa de Piscicultura.

Com instruções do técnico agrícola do Ruraltins, Confúcio Guedes, sobre práticas de infraestrutura para piscicultura em viveiros escavados, os técnicos tiveram a oportunidade de analisar o projeto, a planta baixa, fazer a demarcação do terreno, com piqueteamento para depois fazer a parte topográfica.

O médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Elias Mendes, destacou os fatores que levam à presença de doenças nos viveiros, bem como alguns sintomas e as boas práticas de manejo sanitário e nutricional.

Na oportunidade, o zootecnista da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Tardivo, falou sobre o Plano de Desenvolvimento da Piscicultura, sistemas de cultivo e o manejo alimentar.

Para a extensionista Valéria Lima, da Regional de Gurupi, o curso está sendo de grande aproveitamento uma vez que aborda as novas tecnologias e soluções que podem contribuir para que o produtor consiga produzir em condições cada vez melhores.

Crédito rural

Além da capacitação técnica, os extensionistas estão recebendo orientações de instituições financeiras para alinhar os procedimentos no processo de elaboração de projetos de pisciculturas para captação de recursos.

Durante o curso, as equipes estiveram reunidas com o engenheiro agrônomo da Gerência de Planejamento do Banco da Amazônia, Romilton Brito da Paixão, que esclareceu sobre as linhas de créditos disponíveis para a piscicultura, os limites disponíveis, e as inovações dentro do processo de crédito, tanto para custeio quanto para investimento, como também reforçou sobre as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Fonte: Ruraltins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.