(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
18/10/2019

Prefeitura lança Festival de Pequi e Buriti em Porto Nacional

Da Redação

Evento tem como meta promover o turismo no município e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro

Com o intuito de fortalecer a cadeia de serviços e comércio do Município de Porto Nacional, em especial a gastronomia, a produção de artesanatos e de produtos derivados do pequi e do buriti, a Prefeitura Municipal lança o 1º Festival do Pequi e Buriti da cidade. O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, simultaneamente à I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional, no Espaço Cultural Beira Rio.

Idealizado pelo secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, o Festival pretende criar um ambiente favorável para o desenvolvimento turístico, inserindo Porto Nacional como destino e rota do turismo gastronômico do estado do Tocantins. Espera-se ainda estimular a formalização de pequenos negócios como Empreendedores Individuais e, ao mesmo tempo, fomentar a produção artesanal e criando condições para sua comercialização.

Outro ponto de destaque é a capacitação para o atendimento de bares, restaurantes e hotéis para o Festival do Pequi e do Buriti de Porto Nacional, bem como dos pequenos negócios de alimentação na categoria ambulante.

Segundo o secretário Arnaldo Bahia, a realização do 1º Festival do Pequi e Buriti vai ser uma amostra da culinária tocantinense. A gastronomia será feita em cima dos frutos pequi e buriti, assim como os artesanatos. “São produtos típicos da vegetação do cerrado brasileiro, e que é de extrema importância evidenciá-los”, afirmou o gestor.

Vinte e cinco estandes estarão disponíveis para visitação do público, dentre as cervejarias, gastronomia e artesanatos cuja matéria prima sejam do pequi e do buriti. Haverá também shows com artistas locais e regionais, buscando a valorização dos músicos portuenses e tocantinenses.

“Queremos trazer a comunidade, turistas, visitantes, empreendedores e os amantes do pequi e buriti para degustar essa culinária riquíssima do cerrado. São pratos distintos, mas com a mesma essência”, conta Arnaldo Bahia.

 

Meta

A meta é capacitar e criar ambiente de negócios para 20 pequenos negócios ligados ao segmento do Turismo Gastronômico, à produção de artesanatos e comercialização de produtos derivados do Pequi e do Buriti, alimentícios ou não, em Porto Nacional.

 

Desafios

Entres os desafios estão os preços, que devem ser acessíveis; a elaboração de Pratos com o tema escolhido; a preparação dos pequenos negócios para atuar dentro do foco de Turismo Gastronômico; e estimular a produção de artesanatos e a comercialização de produtos, alimentícios ou não, derivados do Pequi e do Buriti.

 

I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional

Simultâneo ao Festival Gastronômico, será realizada a I Mostra de Cervejas Artesanais de Porto Nacional. São fábricas do estado do Tocantins. Sete cervejarias artesanais estarão presentes no evento, com diversos tipos de chopes, ofertando seus produtos.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.