(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
23/02/2021

Produtores recebem cerca de 1,5 mil alevinos em Baião e Poço Dantas

Por Robson Corrêa/com edições do Tocantins Rural

Em dezembro de 2020, os produtores rurais já haviam recebido 5 mil alevinos

Cerca de 15 produtores rurais do município de Almas, sudeste do Tocantins, receberam na última quinta-feira (18), o total de 1,5 mil alevinos, que vão beneficiar 63 famílias das comunidades quilombolas Baião e Poço Dantas.

O projeto Barraginhas foi realizado inicialmente com os objetivos de renovar o lençol freático, evitar o escoamento superficial, aumentar a infiltração da água no solo, umedecer baixadas e amenizar enchentes, por meio da contenção da água da chuva e de enxurradas. Inicialmente, pretendia evitar a erosão do solo e o assoreamento do leito dos rios, bem como melhorar a recarga dos aquíferos subterrâneos. Com o tempo, os produtores rurais encontraram outra forma de se beneficiar com os reservatórios, iniciando a criação de peixes.

O extensionista do Ruraltins, João Filho, ressalta que o projeto teve início em 2017 e, com o passar do tempo, os proprietários se adaptaram começando a produção em escala comercial e diversificando a fonte de renda.

Barraginhas

O custo médio de cada Barraginha foi de R$ 370 financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH). Atualmente, o Estado conta com mais de 4 mil Barraginhas na região sudeste, atendendo os municípios de Santa Rosa, Chapada da Natividade, Natividade, Rio da Conceição, Almas, Dianópolis, Porto Alegre, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas, Conceição, Taguatinga, Aurora, Lavandeira, Combinado, Arraias, Novo Alegre, Paranã e São Valério da Natividade.

Os alevinos foram doados pelo microprodutor rural, Auri Hudson, que pontuou a relevância em poder ajudar a comunidade. “Eu fui procurado para fornecer comercialmente os alevinos, mas resolvi disponibilizar anualmente parte da minha produção para doar às famílias que realmente necessitam dessa ajuda, para complementar a alimentação familiar. Essa iniciativa, de doar e estar com as pessoas, me motiva a cada vez mais ajudar”, ressaltou.

A previsão é de que até o próximo período chuvoso no mês de novembro, sejam contempladas mais 50 Barraginhas por município, que vão receber 100 alevinos cada uma, atendendo todas as cidades da região sudeste do Estado. Essa etapa será realizada por meio de levantamento técnico, feito pelo Ruraltins, que vai indicar as Barraginhas que vão receber os alevinos. Nesta fase, é extremamente importante a parceria das prefeituras dos municípios.

Participaram da entrega dos alevinos para povoar Barraginhas no município de Almas, o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Araújo de Azevedo, e um representante do Ruraltins.

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.