(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
19/10/2020

Projeto de concessão do Parque Estadual do Jalapão tem destaque em entrevista do presidente do BNDES para o Estadão

Por Vania Machado/ com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Manoel Júnior
Imagem: Manoel Júnior

Conforme a matéria, o BNDES pretende consolidar os projetos de concessão até o fim de 2021

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, conhecido como Estadão (edição deste sábado, 17), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, ao falar sobre concessões de parques ou unidades de conservação, com foco na exploração do turismo e preservação ambiental, destacou o projeto de concessão do Parque Estadual do Jalapão, idealizado pela Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Conforme a matéria, o BNDES pretende consolidar os projetos de concessão até o fim de 2021. As concessões, segundo o banco, são uma forma de aproveitar o potencial ambiental do país e, ao mesmo tempo, fomentar negócios turísticos e incentivar a preservação.

Em torno de 100 unidades, entre federais e estaduais, com potencial para concessão já foram mapeadas pelo BNDES, que espera já no fim deste ano ou início de 2021, firmar acordos entre a União e governos estaduais para modelar os projetos de concessão. O mapeamento levou em consideração “parques que já possuem plano de manejo e estão com a situação fundiária regularizada e, ao mesmo tempo, estão localizados em um raio de duas horas de viagem de algum aeroporto. Um deles é o Parque Estadual do Jalapão (TO)”, destaca a matéria.

Conforme o presidente do BNDES, algumas conversas com os estados já estão bem adiantadas. As primeiras unidades a serem licitadas são parques nacionais do Iguaçu (PR), de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses (MA).

Potencial

Ao analisar os resultados obtidos pelos Estados Unidos com a exploração de seus parques naturais federais, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, vê grande potencial de negócios nesse modelo de concessões, pois para ele, apesar da abundância de recursos naturais, o turismo no Brasil ainda é pouco desenvolvido.

Segundo dados do Serviço de Parques Nacionais, apenas os parques naturais federais dos Estados Unidos receberam 327,5 milhões de visitantes em 2019, enquanto os parques nacionais do Brasil recebem em torno de 15 milhões de visitantes ao ano.

Atualmente, o Brasil possui 18 parques naturais ou unidades de conservação concedidas, sendo o Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, a experiência mais antiga.

Fonte: Prefeitura de Palmas

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.