(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
03/02/2020

Projeto incentiva produção de peixes em comunidades quilombolas no sudeste do Tocantins

Por Lúcia Brito/ Com edição de Tocantins Rural

Produtores das Comunidades Baião e Poços Dantas situadas no município de Almas, a 296 km de Palmas, vêm transformando as Barraginhas em produção de alimentos.  Cerca de 100 propriedades beneficiadas pelo Projeto Barraginhas utilizam as pequenas bacias para criar peixes. a exemplo da tilápia e peixes redondos.

Como incentivo os produtores recebem há dois anos a doação de alevinos por meio do Projeto Povoamento de Alevinos nas Barraginhas. Na última sexta feira, 31 de janeiro, as comunidades receberam 17 mil alevinos, iniciando assim a terceira etapa do projeto.  

O produtor, Elcilon Pereira Rodrigues, da comunidade Baião, um dos contemplados pela ação, ressalta que o Projeto Barraginhas despertou nele a vontade de entrar na piscicultura. “Graças a Deus esse projeto beneficiou muito a gente. Não só eu como todos da comunidade, e por causa dessa iniciativa comprei mais peixes particular. Hoje, tenho uma outra represa que fiz por conta própria e vou colocar 600 peixes nela. Estou muito satisfeito e tenho certeza que não vou me arrepender”, frisou animado.

José Raimundo de Oliveira, outro produtor alcançado pela doações dos alevinos desde a primeira edição, também se sente motivado. “Os peixes retirados reforçam a alimentação da minha família, composta por oito pessoas. Assim que melhorar as condições vou crescer a represa e por mais peixes para o consumo, e ganhar uns trocadinhos” avaliou.

 

Barraginhas

As barraginhas são pequenas bacias de captação de águas da chuva e de enxurradas que foram construídas em 17 municípios do território sudeste do Tocantins, região que possuem longos períodos de estiagem. O projeto é desenvolvido pela Semarh em parceria com o Ruraltins visando propiciar a infiltração destas águas no solo, diminuindo os efeitos da erosão e do assoreamento, melhorando ainda a recarga dos lençóis freáticos. Ao todo 3.560 barraginhas foram construidas na região. 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.