(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
25/07/2019

Quarto caderno do Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Tocantins apresenta a silvicultura

por sarah pires e kezia noá/tocantins rural
 
A silvicultura é a prática de restauração e melhoramento das florestas, com a finalidade de atender as demandas do mercado. Seu objetivo principal é a produção de madeira, no entanto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os produtos provenientes das florestas, tanto plantadas, quanto nativas, se classificam em diversos grupos, como alimentícios, medicinais, aromáticos, fibras, ceras, dentre outros. 
 
Neste cenário, o Brasil se encontra em 4º lugar entre os maiores produtores da silvicultura do mundo, ocupando o 1º os Estados Unidos, a Índia em 2º, a China em 3º e em 5º está a Rússia. No estado do Tocantins se destaca com essa atividade os municípios de Brejinho de Nazaré, Araguaína e São Bento. 
 
A silvicultura no Brasil é constituída, em boa parte, pelo eucalipto graça a sua facilidade de adaptação nos climas e solos. No Tocantins, a área destinada para silvicultura é estimada em 141 mil hectares, segundo o IBGE.
 
Para compreender melhor como se dá a produção da silvicultura no Tocantins e no Brasil, disponibilizamos aqui o quarto caderno do Plano Estratégico para as Cadeias Produtivas do Agronegócio no Tocantins (2018 a 2027). Desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), o caderno já está disponível para download em nosso site e nele você confere a análise de mercado e enfoque dos sistemas, a situação interna do produto no Tocantins, a consolidação do diagnóstico, objetivos para a cadeia e estratégias centrais, dentre outros assuntos.
 
Clique aqui para ter acesso ao caderno.
 
 
 
 
Foto: Kleiber Arantes

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.