(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
25/01/2021

Representantes de órgãos estaduais discutem plano de erradicação da febre aftosa

Por Leide Theophilo/ com edição do Tocantins Rural

O mormo foi também um dos assuntos do encontro

Na última sexta-feira (22), o secretário da agricultura, pecuária e aquicultura (Seagro), Jaime Café esteve reunido com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima, para tratar sobre demandas da Agência e o plano de erradicação da febre aftosa, e assim tornar o Tocantins zona livre sem vacinação.

O Tocantins conta com fiscalização nas barreiras na prevenção de doenças e segundo o secretário Jaime Café o objetivo é apoiar os trabalhos do órgão.

O mormo foi também um dos assuntos do encontro, que é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares), não tem cura, nem existe vacina.

Para conter a enfermidade, a Agência realiza a investigação epidemiológica, incluindo avaliação da movimentação dos equídeos do estabelecimento pelo menos nos últimos 180 dias anteriores à confirmação do caso.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, “os protocolos sanitários são obrigatórios e não fogem o que determina o Ministério da Agricultura."

Ainda com relação à vacinação contra a febre aftosa, a próxima campanha está prevista para o mês de maio com expectativa da retirada da vacina ainda este ano de 2021. Uma reunião já está sendo agendada com o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins, Rodrigo Guerra em busca de recursos e parceria.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.