Representantes de órgãos estaduais discutem plano de erradicação da febre aftosa
O mormo foi também um dos assuntos do encontro
Na última sexta-feira (22), o secretário da agricultura, pecuária e aquicultura (Seagro), Jaime Café esteve reunido com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima, para tratar sobre demandas da Agência e o plano de erradicação da febre aftosa, e assim tornar o Tocantins zona livre sem vacinação.
O Tocantins conta com fiscalização nas barreiras na prevenção de doenças e segundo o secretário Jaime Café o objetivo é apoiar os trabalhos do órgão.
O mormo foi também um dos assuntos do encontro, que é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares), não tem cura, nem existe vacina.
Para conter a enfermidade, a Agência realiza a investigação epidemiológica, incluindo avaliação da movimentação dos equídeos do estabelecimento pelo menos nos últimos 180 dias anteriores à confirmação do caso.
De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, “os protocolos sanitários são obrigatórios e não fogem o que determina o Ministério da Agricultura."
Ainda com relação à vacinação contra a febre aftosa, a próxima campanha está prevista para o mês de maio com expectativa da retirada da vacina ainda este ano de 2021. Uma reunião já está sendo agendada com o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins, Rodrigo Guerra em busca de recursos e parceria.