(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
18/02/2021

Reunião debate problema nacional com relação ao preço do leite

Por Leide Theophilo/ com edição do Tocantins Rural

O encontro aconteceu na Seagro, com representantes de produtores de leite e de indústrias de laticínio

Nesta quarta-feira (17), foi promovida uma reunião com representantes de laticínios e produtores da cadeia leiteira, na Seagro, para debater o problema de conjuntura nacional com relação ao preço do leite.

A convite do secretário da Seagro, Jaime Café, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), Cesar Halum participou da reunião e explanou sobre as discussões que tramitam na esfera federal e tem comprometido o preço do leite em todo o país.

“O que está acontecendo é chamado de Tempestade Perfeita para o setor do leite. Houve uma diminuição do consumo, aumento da produção e a importação de leite de países do Mercosul, como a Argentina e Uruguai. Não obstante também houve o aumento dos preços dos insumos básicos como por exemplo, milho e soja que compõem a ração do gado leiteiro." Pontua Halum.

Para o presidente da câmara setorial do leite, Marco Antônio Pitondo o prejuízo já é considerável para o produtor do Tocantins, “Estamos passando por um momento muito difícil tanto para o produtor quanto para a indústria. É na verdade catastrófica a situação e todas as ações que vamos tomar daqui pra frente, com certeza vai impactar bastante na cadeia produtiva do leite."

José Emerson Cavalcante Gomes é um pequeno produtor de leite no município de Barrolândia, e a participar das discussões com o governo e industrias considerou que é possível uma retomada da cadeia produtiva do leite.

“Queremos uma melhoria para o pequeno produtor. Nós sabemos que hoje o custo de produção de leite numa propriedade com o encarecimento dos insumos agropecuários, o custo de energia elétrica, a falta de informação e de assistência técnica qualificada gerou esse conflito." Complementa o produtor.

Fonte: Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.