(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
27/04/2020

Reunião entre municípios do Tocantins busca expandir comercialização de produtos

Por Elmiro de Deus | com edições do Tocantins Rural

A Seagro esteve presente na teleconferência para orientar a formalização de consórcios públicos

Na última semana, secretários de agricultura de 51 municípios do Estado estiveram reunidos com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em teleconferência, para debater a formalização de consórcios públicos multifinalitários com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) implantado. A primeira reunião sobre o tema ocorreu no dia 6 de abril e contou com a participação de representantes de 56 municípios tocantinenses.

De acordo com a engenheira de alimentos da Seagro, Verônica França, a teleconferência consiste na orientação quanto à formalização dos consórcios para atender as demandas relacionadas ao incentivo para expandir a comercialização de produtos de origem animal. “Assim como fortalecer a necessidade de manutenção de um serviço de inspeção municipal atuante de forma que os alimentos comercializados sejam cada vez mais seguros”, continuou.

O processo de formalização de consórcios teve início desde a vigência do decreto n° 10.032/2019 (dispõe sobre as competências dos consórcios públicos de municípios no âmbito do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) publicado pelo Ministério da Agricultura.

SIM

Atualmente o Tocantins conta com 116 municípios com Serviço de Inspeção Municipal implantado. A expectativa é que dois macro-consórcios sejam formados com uma média de 20 municípios regionais, sendo que cada um seja formado até o final do ano. “Essa possibilidade representa a abertura de novos mercados para muitos pequenos produtores do Estado, trazendo mais desenvolvimento para os municípios consorciados, além de fortalecer o agronegócio, cumprindo o papel do governo de apoiar os municípios por meio do fortalecimento das agroindústrias de alimentos”, reforçou.

Foto: Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.