Saiba como fazer o Cadastro Ambiental Rural no Tocantins
O cadastro pode ser realizado na hora ou dependendo da complexidade poderá ser enviado por e-mail ao produtor rural
O produtor rural que se interessar em realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é necessário apresentar os documentos pessoais e da propriedade, escritura, certidão da terra, mapa com coordenada ou algum levantamento que tenha sido feito na área para vetorizar o imóvel. O cadastro pode ser feito na hora ou dependendo da complexidade poderá ser enviado por e-mail ao produtor rural.
Segundo o gerente de informação e inteligência ambiental da Semarh, Rodrigo Sellos, “o Tocantins está com as inscrições em estado avançado e já possui quase a totalidade de inscrições de imóveis no CAR”.
O último relatório de dezembro de 2019 mostra que foram cadastrados 23.719.355,56 hectares (ha), correspondentes a 98,27% de toda área disponível no Estado. Considerando status de CAR ativo, em análise manual e conflito a quantidade de cadastros realizados foi de 83.153 no Tocantins.
O CAR é um registro eletrônico de propriedades e posses rurais instituído pela Lei 12.651/12 que busca promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o combate ao desmatamento, planejamento ambiental, monitoramento, e regularização ambiental.
O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Semarh, assumiu o compromisso de realizar a gestão da inscrição no CAR com a criação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) online chamado SIGCAR. Além da gestão desse sistema, a secretaria esclarece dúvidas quanto ao cadastro e realiza o CAR gratuitamente para pequenos proprietários.
Foto: Fernando Alves