Segunda fase da campanha contra febre aftosa é aberta oficialmente no Tocantins
A segunda fase da campanha iniciou no dia 1º e segue até 30 de novembro
Na manhã desta quinta-feira (05), foi lançada oficialmente a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, na Fazenda Mãe Dedé, localizada no município de Palmas, com a presença de servidores, produtores rurais e demais autoridades. Nesta etapa, a meta é vacinar 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) dos mais de 8,8 milhões existentes.
A segunda fase da campanha chegou extinguindo o prazo de carência para o trânsito animal e com Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro) ativo.
O Secretário da agricultura, pecuária e aquicultura e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Thiago Dourado, falou sobre o plano de erradicação da febre aftosa para o Estado se tornar zona livre sem vacinação, abordou o potencial da agricultura, a importância das barreiras na prevenção de doenças, além de tecnologia, genética e sanidade.
Para o produtor rural, Remilson Aires Cavalcante, mesmo com a pandemia os trabalhos no campo não pararam e o comprometimento com a vacinação continua.
Campanha
A segunda fase da campanha iniciou no dia 1º e segue até 30 de novembro. Após vacinar os animais, o produtor tem até o dia 31 de dezembro para realizar a comprovação do ato nas unidades da Agência. Se for movimentar os animais, o pecuarista deverá declarar primeiro que vacinou, pois a Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada a esse registro. É necessário fazer agendamento para evitar aglomerações
Fonte: Adapec